Deixem a Cultura em PAZ

Para: Moradores de São Paulo, bairro Jabaquara e Secretária de cultura de São Paulo Capital (Aline Torres)

Bom Levei mais de 4 anos para realizar o mesmo, mas chegamos em um ponto que só com a ajuda de vocês, conseguiremos chegar a um ponto sensato de equilíbrio.

O Centro de Culturas Negras do Jabaquara, popularmente conhecido por Centro Cultural do Jabaquara, vem há anos sofrendo perseguição por moradores do entorno do espaço, que desejam um centro cultural CALADO, funcionado apenas como parque gramado para passearem com seus cachorros.

A questão é que o espaço publico é destinado a cultura em suas plurais formas de expressão, sendo assim, não só pertence ao espaço atrações exclusivas ao gostos do moradores do entorno, aliás o Centro de Culturas Negras é referência em toda zona sul, por estar próximo à estação do Jabaquara, recebendo pessoas de muitos bairros de São Paulo e não só do Jabaquara.

Ha anos os moradores na busca incessante de CALAR o cultural veem agindo de forma sorrateira, trazendo transtorno aos coordenadores do espaço, que para garantir seus empregos sedem aos mesmos ou até mesmo ficam desempregado por de alguma forma tentar manter as atividades de musica no local.

Agora vem a pergunta: Como projetos culturais que envolvem música, batuque (Maracatu), shows, feiras e etc. vão realizar suas ações se não em um espaço próprio para tal? Nas ruas de forma ilegal? Sendo que o Centro Cultural existe justamente para este fim, desenvolver a cultura.

Já fizemos redução de som em determinados horários, manejo de escala de grupos, já sedemos o quanto podíamos, mas nunca é o suficiente, pois realmente querem nos CALAR.

Então venho aqui pedir forças a todos vocês que não querem ver o Centro de Culturas Negras CALADO, mas sim com atividades ao ar livre, com música, com dança, arte e toda a nossa pluralidade cultural. Vamos mostrar para a nova secretária de cultura do município de São Paulo Capital o quanto precisamos do seu amparo, perante a esses vizinhos que não compreendem que no Centro Cultural se pratica Cultura, não tem como ficar CALADO e que o equilíbrio de forma sensata é a solução. Por favor assinem pessoal, é pela manutenção da Cultura na região do Jabaquara.