Contra a redução da carga horária de Arte nas Escolas de Mato Grosso

Para: SEDUC-MT, Assembléia Legislativa de MT, SINTEP-MT

A partir do documento enviado às escolas pela SEDUC-MT em setembro de 2021 com o nome: "MATRIZES CURRICULARES PARA O ANO LETIVO DE 2022", verificou-se que as aulas de Artes para o ensino fundamental 2 especificamente nos 6° e 7° anos vão diminuir a partir de 2022 de 2 aulas para apenas 1 aula por semana.
No Ensino Médio, atualmente é ofertada 1 aula por semana de Artes em todo o ensino médio (1°, 2° e 3° anos) e agora com o Novo Ensino Médio a partir de 2022 consta na matriz enviada as escolas pela SEDUC-MT que a aula de Artes no 1°ano não será mais ofertada na Formação Geral Básica e só será ofertada nos 2° e 3°anos.

O site https://movimentopelabase.org.br/ ,afirma:
"A Arte na BNCC tem como pressupostos que a sensibilidade, a intuição, o pensamento e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em arte e que os processos de criação são tão relevantes quanto os eventuais produtos. Assim, a Arte na BNCC propõe o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para as práticas investigativas e para o percurso do fazer artístico, para perceber o mundo em sua complexidade, contextualizar saberes e a interação com a arte e a cultura, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural."

Os professores, estudantes e comunidade escolar entendem que para o cumprimento das competências e habilidades da BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR) e para a formação crítica, sensível e de importantes práticas investigativas de todo cidadão, pela qualidade das aulas e pela preferência dos estudantes em ter mais aulas de Artes, é fundamental o componente curricular de Artes não perder carga horária infelizmente já tão reduzida atualmente dentro das Escolas Públicas.

Outro problema é que, com a redução da carga horária das aulas, os professores de Arte do Estado do Mato Grosso terão que se deslocar em várias escolas para completar sua carga horária total. Isso irá gerar total desgaste e precariedade no trabalho dos profissionais.
Em nenhum momento os profissionais de Arte, os estudantes ou a comunidade escolar foi consultada para saber o posicionamento desta mudança.

Assina este abaixo-assinado todos e todas que são contrárias a redução da carga horária de Artes nas Escolas Públicas de Mato Grosso.