Criação do Partido IGUAL.

Para: Toda população brasileira de livre apoio a formação do IGUAL

O Partido “IGUAL” (INTEGRIDADE, GESTÃO, UNIÃO, AMOR, LEALDADE) se organiza com objetivo de lutar pela Integridade, Gestão, União, Amor e lealdade, pelos direitos civis, pela autonomia, autogestão e formas alternativas de vida. Surgiu de uma reflexão sobre questões que dizem respeito à vida de todos nós povo brasileiro. A história da humanidade nunca esteve tão ameaçada: os perigos de guerra nuclear, a corrida armamentista, a devastação do meio ambiente cada dia aumenta mais, os desastres ecológicos sem parar, a fome, o desperdício de alimentos, as desigualdades sociais entre o povo e a violência que cresce nas grandes metrópoles. Tudo isso configura uma verdadeira crise de civilização e faz com que cada cidadão consciente se preocupe com o futuro.
O Partido Igual se define como um movimento de pessoas e não de políticos normalmente profissionais voltados para seus próprios interesses. Consideramos que a população brasileira está descontente com a chamada "classe política do Brasil" e deseja um tipo de representação e ação mais humana, desinteressadas das causas próprias buscando a modernização no sistema de governo. O povo do Brasil está cansado de grupos elitizados e fisiológico que vê na política não como uma forma de representação das aspirações da população, mas uma carreira profissional sem responsabilidade desejamos construir um caminho de enriquecimento do país.
O Partido Igual não deseja o monopólio da causa da igualdade, nem de nenhuma das outras bandeiras que defende, pois sabemos que em torno de cada uma delas encontrará aliados noutros partidos e na sociedade em geral. Consideramos, no entanto, que a sua formação e atuação independente será uma contribuição importante nessa luta pelo crescimento de igualdade no Brasil.
O Partido Igual deseja ser uma via de expressão das idéias inovadoras que surgiram nos próximos anos nesta sociedade brasileira. Pretendemos contribuir para a afirmação de um grande movimento de combate pelas desigualdades existentes ao povo brasileiro, alternativo capaz de mudar os destinos do povo brasileiro nesse século XXI. Participar dos debates e de soluções dos problemas crônicos que há séculos afligem a nossa sociedade e também dos novos problemas que começam a se colocar e que irá, fatalmente, provocar grandes mudanças, como é o caso do crescimento da informática e da robótica. Dependendo da maneira que essas questões possam ser encaminhadas, elas poderão trazer mais liberdade e autonomia ou mais repressão, alienação e desemprego no futuro da população brasileira.
O Partido Igual no Brasil tem ainda outras responsabilidades. Também é parte integrante de um bloco social e político que trava a luta mais ampla contra a opressão, a desigualdade, a fome, a miséria, a prepotência das grandes elites, a corrupção, o atraso cultural e os resquícios do autoritarismo que não contribui para o crescimento do país. Estaremos engajados, junto com todas as outras forças políticas e sociais do bloco popular sem radicalismo, na luta pela reforma agrária, pela mudança da legislação social, por melhores condições de vida e de trabalho e pela consolidação e exercício pleno das liberdades democráticas e dos direitos humanos no Brasil.
O Partido Igual não vê a política apenas no seu plano institucional, ao nível do parlamento, dos ministérios, das secretarias, dos palácios e gabinetes, se preocupa com a política do cotidiano. Nessa visão, estaremos ao lado de todas as entidades, organizações populares e movimentos que almejam transformar a vida das pessoas fazendo-a mais livre e digna. Estaremos ao lado da população, dos negros, dos índios, das chamadas minorias que representam um grupo menor, de todos os grupos vítimas da opressão generalizada ou específica. Defenderemos uma sociedade cada vez mais descentralizada, em todos os níveis, e pluralista, onde nenhum grupo, econômico, político ou cultural, possa impor sua hegemonia ou a dos seus interesses sobre os demais. Onde nenhum interesse econômico ou político possa continuar devastando a natureza, poluindo o meio ambiente e ameaçando a vida para servir sua sede de lucro e poder.
Acreditamos que dificilmente existirá outra nação onde a potencialidade da causa da igualdade seja tão grande. Também dificilmente existirá outra nação onde a urgência dessa luta seja tamanha. O Brasil é um dos países do mundo com mais desigualdades de vida e, simultaneamente, um dos países onde elas estão sendo mais rapidamente desassistidas pela voracidade dos modelos econômicos predatórios, do capitalismo selvagem, pelo descaso e inoperância do Estado e pelo ainda baixo nível de consciência e organização dos cidadãos. Acreditamos que esse quadro pode ser modificado e que as condições para tanto nunca estiveram tão favoráveis quanto agora, apesar de tudo. Por isso o Partido Igual surge como alternativa política para os que acreditam na possibilidade de uma vida e prospera onde todos possam viver dignamente.