Criem VIAS LIVRES de COVID-19 para PESSOAS com CÂNCER - Brasil

Para: Exmo. Sr. Ministro da Saúde

Durante a pandemia da COVID-19, pessoas com câncer enfrentam mais riscos, requerendo maior atenção. A inexistência de VIAS LIVRES DE COVID-19 na ASSISTÊNCIA À ONCOLOGIA aumenta a vulnerabilidade de pacientes e profissionais oncológicos, fato atestado por evidências científicas:
- Pacientes oncológicos infectados por COVID-19 têm aproximadamente 5,5 vezes mais chances de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou de morte se comparados aos pacientes sem câncer[1, 2];
- Mesmo pacientes com câncer em remissão possuem uma probabilidade 3,5 vezes maior de desenvolver complicações graves devido à COVID-19 quando comparado a pacientes sem histórico de câncer[2];
- Portadores de câncer têm um risco 2,3 vezes maior de infecção pelo vírus SARS-CoV-2 em comparação com pessoas sem câncer[3];
- O risco de um paciente hospitalizado, sem COVID-19, ser infectado pelo vírus em um hospital que assiste pacientes com COVID-19 pode chegar a 40%[4];
- 20% dos profissionais de saúde em contato com pacientes com COVID-19 são infectados pelo vírus SARS-CoV-2[5].

Por isso, enfatizamos a necessidade de adoção de medidas que viabilizem o acesso à saúde desta população com implementação do assim chamado sistema de VIAS LIVRES DE COVID-19 dentro do Sistema Único de Saúde e do Sistema de Saúde Suplementar. Políticas públicas voltadas para o controle da COVID-19 e promoção da saúde de portadores de câncer em todos os âmbitos da atenção à saúde trarão benefícios coletivos diretos, tais como:
- Diminuição da morbimortalidade de pessoas com câncer por infecções respiratórias;
- Redução de casos graves de COVID-19, aliviando a sobrecarga do sistema hospitalar durante emergências em saúde;
- Diminuição da ansiedade social e atraso na assistência à saúde dos portadores de câncer;
- Redução do absenteísmo de profissionais da oncologia por adoecimento, físico e mental, ao prover um ambiente de trabalho mais seguro durante a pandemia e visando evitar contaminações infecciosas em outros surtos futuros.

A pandemia da COVID-19 desafia diversos países a buscar melhores soluções na assistência à saúde. Desta forma, por que sabemos o quanto é importante proteger os pacientes oncológicos durante a pandemia, viemos através desta petição pública propor a implementação do sistema das VIAS LIVRES DE COVID-19 nos sistemas do SUS e da Saúde Suplementar brasileiros. Para tanto, é necessária a tomada das seguintes medidas mínimas de intervenção:

1. Tornar Unidades e Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia verdadeiros sistemas de VIAS LIVRES de COVID-19, mediante:
- Intensificação do uso de recursos de telessaúde para triagem e consultas;
- Disponibilização e realização de testes rápidos de COVID-19 para triagem em todos os serviços de saúde prestados fisicamente;
- Testar todos os trabalhadores que não estejam vacinados contra a COVID-19, no mínimo, 1x por semana. Para os vacinados, o estabelecimento de triagens periódicas.

2. Implementar vias específicas de Atendimento Móvel de Urgência para redirecionamento de pacientes oncológicos com sinais de gravidade da COVID-19 a estabelecimentos de saúde com unidade de terapia intensiva:
- Garantir o melhor acesso aos transferidos ao atendimento de suporte oncológico adequado durante a quarentena da COVID-19;
- Manter uma ambulância para redirecionar casos suspeitos e/ou confirmados de COVID-19.

3. Criar VIAS LIVRES de COVID-19 dentro dos sistemas de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para grupos de risco (portadores de câncer) sem sintomas gripais.

4. Estabelecer Unidades Básicas de Saúde e Ambulatórios por Divisão Regional de Saúde para grupos de risco (portadores de câncer) sem sintomas gripais.
- Eleger estabelecimentos a partir de análise espacial do perfil epidemiológico de cada região.
- Através desta proposta, buscamos não apenas o controle e prevenção da COVID-19, mas também a continuidade da vigilância epidemiológica, diagnóstico precoce e seguimento terapêutico entre portadores de câncer durante todas as fases de emergências em saúde pública, como a atual pandemia da COVID-19.

Contamos com a assinatura de interessados em tornar essa petição em política pública de saúde.

Assine esta Petição Pública para implementarmos juntos, cobrando, às autoridades e gestores públicos e privados da saúde, políticas públicas de maior controle e prevenção de doenças infecciosas para pacientes oncológicos durante emergências em saúde pública, como a pandemia da COVID-19.

Quem somos: somos doutorandos em ciências da saúde, saúde coletiva e medicina preocupados com a evolução da pandemia, dos riscos de novos surtos infecciosos, e com a necessidade dos sistemas de saúde garantirem o melhor acesso e proteção à saúde de todos e principalmente dos vulneráveis, e dos mais vulneráveis, tais como os pacientes oncológicos em um contexto pandêmico.

Como citar: PORTUGAL, Isabella; MESSETTI, Paulo André Stein. Criem VIAS LIVRES de COVID-19 para PESSOAS com CÂNCER no Brasil. Petição Pública, São Paulo, 08 de out. 2021. Disponível em: https://www.change.org/p/peti%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica-vias-livres-de-covid-19-para-pessoas-com-c%C3%A2ncer-no-brasil

Referências:

[1] Wu Z, Mcgoogan JM. Characteristics of and Important Lessons From the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Outbreak in China. JAMA. 2020;323:1239.

[2] Liang W, Guan W, Chen R, Wang W, Li J, Xu K, et al. Cancer patients in SARS-CoV-2 infection: a nationwide analysis in China. The Lancet Oncology. 2020;21:335-7.

[3] Yu J, Ouyang W, Chua MLK, Xie C. SARS-CoV-2 Transmission in Patients With Cancer at a Tertiary Care Hospital in Wuhan, China. JAMA Oncology. 2020;6:1108.

[4] SBCO. Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. VIAS LIVRES DE COVID-19. Retomando o tratamento seguro do câncer durante a pandemia. Rio de Janeiro - RJ, Brasil. Cartilha SBCO. 2020;2c:1-39.

[5] Remuzzi A, Remuzzi G. COVID-19 and Italy: what next? The Lancet. 2020;395:1225-8.

Criem VIAS LIVRES de COVID-19 para PESSOAS com CÂNCER - Brasil, para Exmo. Sr. Ministro da Saúde foi criado por: ONCOV-19.