Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Solicitação para que o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) Crie uma comissão plural envolvendo Fonoaudiólogos estudiosos em Ciências ou Sistemas Integrativos de Saúde.

Para: Fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia,

GRUPO DE ESTUDOS EM FONOAUDIOLOGIA – ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (GEFA-MTC).
INSTITUTO DE AUDIÇÃO E TERAPIAS INTEGRATIVAS E DA LINGIAGEM (IATEL).


SOLICITAÇÃO PARA QUE O CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA (CFFa) CRIE UMA COMISSÃO PLURAL ENVOLVENDO FONOAUDIÓLOGOS ESTUDIOSOS EM CIÊNCIAS OU SISTEMAS INTEGRATIVOS DE SAÚDE E O GRUPO DE ESTUDOS EM FONOAUDIOLOGIA – ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (GEFA-MTC) PARA DEBATER O CENÁRIO ATUAL DAS PICS E DA MEDICJNA TRADICIONAL CHINESA NA FONOAUDIOLOGIA .

Considerando que:

1) O desenvolvimento teórico e científico mundial das ciências ou práticas integrativas e complementares de saúde (PICS), que no Brasil são consideradas atividades multi, inter e transdisciplinares, conforme a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde - PNPICs e o Cadastro Nacional de Atividades Econômicas.
2) Todas as áreas de saúde no Brasil e a Organização Mundial da Saúde - OMS reconhecem as PICS como atividades necessárias na atenção à saúde coletiva e individual, sobretudo, na promoção e prevenção em saúde.
3) As PICS ajudam a transcender a noção biomédica mecânica e reducionista de saúde, centrada apenas no sintoma e na sua medicalização, ajudando a sociedade a entender a saúde como um processo biopsicossocioespiritual fundamentado na humanização, no valor a vida e na preservação do planeta.
4) Que há milhões de evidências científicas, de eficácia e de precisão das PICS no cuidado da saúde integral, conforme constantemente apresentadas pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa e nos inúmeros trabalhos acadêmicos apresentados em diferentes congressos e revistas de saúde.
5) O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) reconhece as PICS no âmbito da Fonoaudiologia, através do Parecer 45 de 15 de fevereiro de 2020.
6) A acupuntura médica chinesa é uma PICS e, nesse sentido, não é exclusividade da classe médica. Dito de outra forma, não há nenhuma lei no Brasil afirmando que a Acupuntura seja exclusividade do profissional médico. O que existe na atualidade, são decisões judicias invalidando resoluções que reconheciam a Acupuntura como áreas de determinadas profissões, pelas seguintes razões: as Leis que reconhecem essas profissões de saúde (entre elas a Fonoaudiologia) não garantem que o profissional faça diagnóstico de saúde ou atos considerados invasivos. Temas polêmicos no cenário acadêmico e em aberto para o amplo debate.
7) Recorrentemente fonoaudiólogos brasileiros são informados erroneamente por membros dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia e professores de cursos de graduação em Fonoaudiologia que as PICS não são científicas ou que a Acupuntura é prática privativa do médico.
8) A classe fonoaudiológica está muito atrasada no debate sobre a importância das PICS na fonoaudiologia, desconhecendo conceitos e conhecimentos atuais considerados revolucionários na saúde.
9) Uma sociedade democrática e avançada aceita e valoriza o amplo debate, o debate aberto que valoriza acima de tudo a voz daqueles que vivem diariamente o tema ou o problema em debate.

SOLICITAMOS AO CFFa

A criação de uma Comissão PLURAL para debater as PICS e a Medicina Tradicional Chinesa na Fonoaudiologia, envolvendo fonoaudiólogos que atuam com PICS e o Grupo de Estudos em Fonoaudiologia – Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (GEFA-MTC), buscando debater e avançar nas seguintes questões:
a) A Informação precisa e correta dos Conselhos e demais instituições da Fonoaudiologia frente ao tema.
b) A questão ética no uso das PICS por fonoaudiólogos.
c) O ensino das PICS em Fonoaudiologia.
d) A questão da acupuntura como estratégia para fortalecer a fonoaudiologia como ciência e profissão nas próximas décadas.
e) Mudanças legais no âmbito da Fonoaudiologia para que as PICS sejam fortalecidas e a Fonoaudiologia avance como ciência e profissão.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
42 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar