Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

#LiberaOestágio

Para: Coordenação Pedagógica; Universitários; Jacarezinhences; UENP; Vestibulandos; Pedagogos; Pedagogia; Formandos.

Diante do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Pioneiro - UENP, viemos por meio deste solucionar o seguinte problema: Obrigatoriedade de realização de estágio em Jacarezinho - Acesso não inclusivo geograficamente e distante da realidade de incontáveis estudantes.

Conforme o cronograma do curso, ao chegarmos ao terceiro ano da formação, devemos realizar os estágios estipulados pelo mesmo. O problema é a falta de acesso, uma vez que há no curso alunos que moram a horas de distância da cidade onde encontra-se a determinada instituição. A impossibilidade de se realizar os estágios na cidade natal, faz com que o estudante não tenha apenas que abdicar de um dia de seu serviço semanalmente, mas também que precise viajar a outra cidade com custos particulares. Não raro, o mesmo tem de se mudar para a cidade da instituição devido a tal obrigatoriedade, deixando emprego e família para trás.

Vale notar que, considerando-se a universidade pública como um ponto de esperança àqueles que descendem dos extratos sociais mais prejudicados pela situação política e econômica do país, desprender-se da família significa também deixar a mesma, isso não é um «luxo» que muitos possam ter pelo fato de serem também alicerces da renda familiar. Isso nos leva a desistência do curso e a perda de incontáveis futuros professores. Com base nisso, é justo dizer que a busca por soluções ou meios de tornar o acesso ao curso acessível, inclusivo e humano é de grande importância. Além dos pontos já destacados, há ainda que se entender o fato de que não são todas as cidades que permitem a locomoção por ônibus até Jacarezinho, fazendo com que pessoas que estejam dispostas a sacrificar o próprio emprego não consigam sequer sair de sua cidade. Mas para isso há uma solução:

1 - Lutamos pela possibilidade de se realizar os estágios na cidade em que o indivíduo mora. A riqueza de informações e experiências compartilhadas pelos estudantes acabarão por enriquecer a formação de todos, não se restringindo a uma única cidade, mas indo além dela. Consequentemente o acesso ao ensino tomará um novo rumo atendendo mais pessoas do que as contempladas no puro estágio obrigatório em Jacarezinho.

2 - Também entendemos a possibilidade de se realizar o estágio em Jacarezinho de modo optativo. Nisso implica a variante 1 quanto ao exercício do estágio na cidade onde o formando reside.

Se você é um cidadão brasileiro, conhece alguém que estuda em universidade pública ou que quer que seus filhos venham a progredir no ensino superior, você deve assinar esse abaixo assinado. Essa é uma luta de todos, mas a decisão é sua!!




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar