MANUTENÇÃO JÁ DA ESTRADA RURAL DO VALE DOS BÚFALOS E DA PONTE AMBAS NA MESMA LOCALIDADE

Para: Exmo Sr. Prefeito Jânio Natal Andrade Borges e ao Exmo Sr. Secretário de obras Denisson Matos Rocha

Solicitação de manutenção em estrada rural

Ofício nº. 01/2021

Das (os): Comunidades e/ou Bairros e Condomínios.

Para: Prefeitura de Porto Seguro - Gabinete do Sr. Prefeito Jânio Natal Andrade Borges
Secretaria de Obras – Sr. Secretário Denisson Matos Rocha

Assunto: Solicitação (faz)

Data: 26/11/2021

Exmo Sr. Prefeito e Exmo Sr. Secretário

A população vem por meio deste solicitarmos de Vossas Senhorias a manutenção na estrada rural, bem como da ponte que dá acesso as localidades denominadas Itaporanga, Aldeia Imbiriba, Juacema, Curuipe, Praia do Espelho, Outeiro das Brisas Caraíva, Jambreiro e outras.

JUSTIFICATIVAS:

Considerando que a mencionada estrada é a única via de acesso para diversos moradores locais e turistas e, é a única estrada que da acesso ao Hospital Luis Eduardo Magalhães e as UPAS de Trancoso e Arraial D'ajuda. Considerando que na mesma estrada existe um tráfego de caminhões pesados e veículos utilitários. Considerando que existem na mesma região, grandes e pequenos empresários que necessitam diariamente da estrada. Considerando que diversas pessoas dependem diretamente do turismo na região. Diante do acima exposto, solicita estas comunidades e/ou bairros, a manutenção da referida estrada, dentro das possibilidades técnicas do Município.
As estradas e a pontes são importantes instrumentos para o desenvolvimento das cidades, pois, com elas vem o progresso econômico e social das populações que ocupam as mesmas. A manutenção nas estradas rurais também é uma forma de garantir a cidadania das pessoas da zona rural. Estradas e pontes são elos fundamentais entre populações, nos dizem muito sobre quem somos.

Cumprindo suas atribuições, as comunidades apresenta em reunião extraordinária dia 26/11 sugestão direcionada a Jânio Natal Andrade Borges, Prefeito Municipal, e ao, Secretário Denisson Matos Rocha Municipal de Obras, solicitando de forma URGENTE a recuperação das seguintes estradas vicinais:

Estrada denominada RETA DO VALE DOS BUFALOS, estrada que dá acesso a DIVERSAS COMUNIDADES E/OU BAIRROS, se iniciando no TREVO DE TRANCOSO, passando pelas comunidades acima supracitas e até as proximidades de Caraíva.

SUGESTÃO: Indicamos o aumento e conservação periódica do grid da estrada e da ponte no trecho denominado "Reta dos Búfalos" com estudo de viabilidade para aplicação de argila ecológica, comumente utilizado em países europeus com mais resistência às intempéries climáticas, colocação de manilhas para escoar a água, dentre outras medidas que farão necessárias.

Apresentamos justificativas das estradas que necessitam com urgência de melhorias e na manutenção geral, com escoamento das águas acumuladas, recuperação da ponte existente e colocação de drenos necessários, ou seja, a estrada precisa de melhorias num todo, pois hoje se encontra intransitável. A presente indicação vem em atendimento ao pedido das famílias que residem ao longo deste trajeto, as quais vivem dia a dia as dificuldades trazidas pelas condições ruins que a estrada se apresenta, situação esta que gera inúmeras consequências aos moradores.