Pela Segurança dos cidadãos que moram e trabalham no bairro São Francisco (BH-MG)

Para: Câmara Municipal de Belo Horizonte e outros

Nós, belo-horizontinos, mineiros e brasileiros, domiciliados e que trabalham no bairro São Francisco, Belo Horizonte, expressamos nossas preocupações e sentimento de impotência ante o crescimento da violência e ocorrências de roubos, furtos, assédios e outras questões relacionadas à segurança pública que a comunidade tem sofrido.

Muito embora os serviços de policiamento prestados pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) sejam atenciosos e prestimosos, entendemos que têm sido insuficientes ante o agravamento de questões sociais e estruturais pelas quais o país atravessa.

O limite dos empresários do bairro e de seus moradores foram ultrapassados e recentes “invasões” de novos moradores de rua, além da ousadia de moradores dos aglomerados nas redondezas, têm assustado a todos. Os recorrentes roubos de fios e cabos, que encontram facilitadores na receptação, tem provocado, provocam, além dos prejuízos materiais, enormes perdas comerciais e ameaça a postos de trabalho em tempos de uma crise inédita de vagas de trabalho.

A situação agrava-se, especialmente em finais de semana e feriados prolongados, quando a população do bairro chega a ficar reduzida em um terço - dados do IBGE do último CENSO em 2010 indicam que no horário comercial a população ativa no bairro é três vezes superior ao número de residentes.

Destaca-se que estes trabalhadores e empresários passam mais tempo no bairro do que em suas casas e são, da mesma forma que os moradores, eleitores na capital e cidades vizinhas.

Assim sendo, solicitamos o concurso dos mandatários desta legislatura de forma a fazer gestão junto aos órgãos públicos de segurança para que o bairro possa ter:
• Três câmeras, no mínimo, do Sistema Olho Vivo nos pontos de entrada e saída do bairro;
• Um posto de policiamento fixo em local de fácil acesso;
• Acompanhamento de ocorrências já registradas, para processos de criminalização de receptadores e outros beneficiários dos produtos dos crimes praticados.

Acreditamos que a Câmara Municipal, de posse desta nossa petição, possa intervir junto à Secretaria de Estado de Segurança, Polícia Militar, Prefeitura (Guarda Municipal, BHTrans, SUMOB), Bombeiro Militar e grupos empresariais com interesses no bairro e que têm tido pouca participação nas propostas e ações de segurança desenvolvidas.

Entendemos que estamos atuando de maneira a assumir funções em que o Poder Público e nossa representação (Câmara de Vereadores), podem mostrar maior efetividade.

Em razão disso, solicitamos à Câmara Municipal empenho para dar solução ao grave problema de segurança pública que vivemos no bairro São Francisco.

A população residente e trabalhadores do Bairro São Francisco agradecem.