Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Reabertura do museu de Osasco

Para: Prefeitura do Município de Osasco

MUSEU DE OSASCO: QUEREMOS VISITAR!


O Museu Dimitri Sensaud de Lavaud está instalado em um casarão antigo, construído pelo banqueiro Giovanni Brícola, em 1890, que o utilizava como casa de campo da família.

Foi batizado com este nome em homenagem ao aviador que realizou o primeiro vôo da América do Sul, ocorrido em Osasco em 07 de janeiro de 1910. Dimitri Sensaud de Lavaud projetou e construiu, na cidade, o Monoplano São Paulo, com o qual fez o vôo histórico. Na ocasião, o jovem aviador morava com a família no Chalé Brícola, mais tarde transformado no Museu de Osasco, para homenageá-lo.
Antigos moradores da região o descrevem como “uma construção muito bonita, pintada em vermelho Veneza, com portas em pinho de riga e uma belíssima pia de porcelana pintada à mão”. A frente era cercada com grades de ferro, que teriam sido roubadas.

Por ocasião do 60º aniversário da cidade, os moradores de Osasco e região querem receber como presente, o compromisso do Prefeito de desencadear urgentemente o restauro do Casarão do Museu Dimitri Sensaud de Lavaud. É preciso preservar o acervo que possui fotos, livros, obras de artistas da cidade e instrumentos de trabalho e vidros de remédios originais da primeira farmácia da região de Osasco, e outras relíquias.

Ao mesmo tempo, é preciso urgentemente dar posse ao Conselho Municipal de Defesa e Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Cidade de Osasco (CODEPA), para que seus integrantes acompanhem o processo de restauro.

A cidade possui um dos maiores PIBs do país, portanto pode e deve oferecer aos munícipes a oportunidades de conhecer sua história. Um dos caminhos para isso é o restauro do casarão e sua abertura à visitação pública.
Assim, nós, abaixo-assinado, queremos saber:

1) Quando a restauração será iniciada?

2) Qual o prazo para conclusão da obra e abertura à visitação?

3) O projeto de restauro também contempla catalogação, conservação preventiva e digitalização do arquivo documental e do acervo de objetos do Museu?

4) Posse imediata aos membros do CODEPA.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
81 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar