SME Carioca, reabra as janelas da Escola Municipal Professora Didia Machado Fortes Já!

Para: Sr. Renan Ferreirinha,Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Sr. Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde, e Sr. Eduardo Paes, prefeito do RJ

A Escola Municipal Professora Didia Machado Fortes, na Barra da Tijuca, precisa COM MÁXIMA URGÊNCIA executar a obra para reabertura de suas janelas, antes do início das aulas de 2022. A escola já elaborou, orçou e encaminhou o projeto. Somente falta a SME liberar a verba! Sr. Renan Ferreirinha, Secretário de Educação do Município do Rio de Janeiro, exigimos que atenda com CELERIDADE nossa demanda.

A obra é crucial para preservar a saúde de crianças, adolescentes, profissionais da educação e de toda comunidade escolar em tempos de Ômicron, variante da Covid-19 muito mais transmissível, que já transformou a realidade do município e se alastra pelo Brasil, fazendo milhares de vítimas.

Na Didia, crianças e adolescentes estudam em salas SEM VENTILAÇÃO CRUZADA, que contam apenas com uma porta de tamanho padrão e alguns elementos vazados na mesma parede para a renovação do ar. As janelas foram chumbadas, antes da pandemia da Covid-19, para não despencarem e deixaram de abrir, servindo apenas iluminar.

Como um ambiente pode ser considerado saudável e seguro para crianças e adolescentes passarem 7 horas por dia (turno único), durante pandemia de vírus que se propaga pelo ar, sem janelas que abram?

Desde março de 2021, estamos reivindicando junto à SME, à Câmara de Vereadores, à Defensoria Pública e ao Ministério Público a reabertura das janelas das salas de aula da nossa escola. Com o crescimento de casos de Covid-19, é vital contarmos com as janelas abertas antes do retorno escolar! É um absurdo nada ter sido feito para solucionar esse problema, quase 2 anos após a pandemia se iniciar!

Precisamos muito da sua assinatura como mãe, pai, responsável, familiar, profissional da educação ou da saúde também preocupado com a situação sanitária da nossa escola! Assim como precisamos que nos ajude no compartilhamento.

Gratidão!
Luciana do Nascimento — mãe de estudante