Defenda o Ensino Técnico Público no Paraná. Assine esta Petição

Para: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE DO ESTADO DO PARANÁ

Carta de Esclarecimento à Comunidade Escolar e Nota de Repúdio ao Governo do PR quanto ao Novo Ensino Médio Profissional

Em um primeiro momento, gostaríamos de explicar como vai funcionar o Novo Ensino Médio Profissional no Paraná e as suas consequências para a comunidade escolar.
A modalidade terá disciplinas técnicas ministradas pela empresa privada Unicesumar, que venceu uma licitação do Governo do Estado no valor de R$ 38,4 milhões. Esta instituição dividiu o Paraná em lotes para atuar. As aulas serão dadas a distância, com um professor trabalhando de maneira online com 20 turmas simultaneamente, e na escola, haverá um monitor para atender os alunos deste professor online.
Os monitores contratados terão formação de Ensino Médio ou Superior incompleto. É esta a formação profissional do pessoal que irá trabalhar com nossos alunos. Cabe ressaltar as diferenças entre a escola pública, voltada para a formação do cidadão para o mundo do trabalho e para a vida, e uma empresa privada, interessada apenas em aumentar a margem dos seus lucros.
Nossos alunos não são os mesmos dessa universidade. Temos estudantes com uma série de características socioeconômicas, agravadas pela pandemia. O último período mostrou o quanto importante é ter um professor atuando na sala de aula presencialmente.
Como um monitor sem formação adequada irá avaliar o aprendizado do aluno em formação, recém chegado do Ensino Fundamental e participar dos conselhos de classes sem sequer conhecer os(as) estudantes? Haverá metodologias diferenciadas de abordagem pedagógica para estes alunos ou será meramente uma tela e, com monitores?
Outra grave consequência é a alteração do horário de funcionamento das turmas, que precisará se adequar à instituição privada. No horário das aulas específicas ministradas pela Unicesumar, a escola perderá sua autonomia quanto a grade de horário, o que refletirá na escola toda, inclusive em outros cursos e modalidades que oferte. A dinâmica da escola ficará condicionada à empresa contratada.
Esta empresa privada é um corpo estranho dentro da escola pública, que não vai interagir com o todo. A terceirização da educação torna nossas escolas precárias e sem eficácia na construção em um ser pensante, crítico e preparado para o mundo do trabalho.
Esta fragmentação e esta visão imediatista mostra como o governo não sabe ou não está interessado em desenvolver políticas públicas de educação pensadas para o desenvolvimento e crescimento do país.
Outro aspecto, não menos importante, é a consequência para professores concursados (QPM/QUP), que perderão aulas de Concurso e terão de preencher a carga horária em duas/três escolas.
Para professores contratados (PSS), que poderão perder o emprego apesar dos currículos qualificados. Aprovados mediante teste de conhecimentos específicos e pedagógicos. Todos, à disposição dos nossos alunos presencialmente em sala de aula estabelecendo uma relação pedagógica no processo ensino aprendizagem.
O que mais nos agride é ver milhões em dinheiro público repassados às empresas privadas. Este mesmo dinheiro poderia ser aplicado nas escolas para qualificar o espaço físico e os recursos humanos.
Estamos unidos pela construção de uma educação de qualidade, e não por uma peça de propaganda na televisão que mais parece um filme que desconhece a realidade dos estudantes e suas peculiaridades reais frente ao tempo que vivemos.
Expressamos nosso repúdio pelos desmandos do governo Ratinho Junior e do secretário da Educação, Renato Feder, que implementam medidas arbitrárias sem chamar ao diálogo as partes interessadas: os(as) alunos(as) - cuja formação e qualificação estão em jogo, a equipe diretiva, o corpo docente, agentes educacionais e o conjunto da comunidade escolar.
Se, no momento da matrícula, os alunos, pais e comunidade tivessem sido informados que o Novo Ensino Médio Educação Profissional Técnico - NEM EP.TEC, seria à distância (EAD), a demanda por matrículas teria sido a mesma? Então qual o motivo da omissão?
Onde está a democracia? Que país é este que não escuta seu povo ao tomar decisões que impactam diretamente na sua vida e no seu futuro?
Paraná, 01 de fevereiro de 2022.