Inclusão do Conceito Neuroevolutivo Bobath para tratamento de pacientes, crianças e adultos com disfunções neuromotoras no ROL DA ANS

Para: Ao Exmo. PRESIDENTE da ANS E aos Srs. do SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Este abaixo assinado tem como objetivo a inserção do Conceito de Tratamento Bobath no ROL da ANS, proporcionandonaos pacientes com patologias neurológica diversas, um tratamento de reabilitação de excelência através do Conceito Bobath e com os devidos, no mínimo 50 minutos de duração cada sessão de tratamento.
O Conceito Bobath é uma abordagem de raciocínio clínico para avaliação e tratamento de qualquer indivíduo com paralisia cerebral ou outras patologias do neurodesenvolvimento, assim como também as disfunções neurológicas adquiridas ao longo da vida.
A abordagem do conceito é congruente com o modelo biopsicossocial da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, visto que o principal objetivo do processo terapêutico é otimizar a atividade e a participação social. Consiste em diálogo com os indivíduos e familiares e uma estrutura para observação e análise do movimento funcional a partir do entendimento que as doenças neurológicas afetam todo o individuo. Se fundamenta nos estudos do movimento, da biomecânica,
e da neurociência que abrangem o desenvolvimento infantil, controle motor, aprendizagem motora e neuroplasticidade, desta forma promovendo raciocínio clínico que abordam ambas perspectivas neurológica e do desenvolvimento.
As estratégias de intervenção e acompanhamento são individualizadas com o objetivo de otimizar o potencial e a funcionalidade do indivíduo, as quais incluem o manuseio terapêutico, o treinamento das tarefas funcionais e a modificação do ambiente..
Entretanto, infelizmente, apesar dos grandes benefícios alcançados nas atividades funcionais, na saúde física e mental e na capacitação de participação do indivíduo na sociedade que este Conceito de Tratamento Bobath Contemporâneo possa trazer aos indivíduos com alterações neurológicas, ele não esta incluso no ROL da ASN.
Vamos assinar!!
  1. Actualização #1 Esclarecimentos

Criado em sábado, 26 de fevereiro de 2022

Com certeza esse conceito de tratamento deveria ser adotado na rede publica para toda a população e sso também já esta sendo solicitado por outros meios. Entretanto, esta pedição foi criada agora para aproveitar o momento das próximas decisões do STJ a respeito das obrigações dos planos de saude.