Movimento " VALE LUTAR POR NOSSAS ESTRADAS "
Para: Governador do Estado de Minas Gerais
Buscamos alcançar o máximo de assinaturas possível para que o Governo do Estado de Minas Gerais reconheça que a região do Vale do São Francisco e o Noroeste de Minas ainda precisa ser contemplada neste acordordo que está sendo discutido na justiça relativo a tragédia ocorrida em 2015 em Mariana e no Vale do Rio Doce.
Na época a tragédia trouxe prejuízos incalculáveis não somente a região diretamente atingida, mas a todo o estado de Minas Gerais. Isto porque, na ocasião o estado teve que concentrar toda energia e estrutura a disposição para que de forma emergencial os danos fossem reparados como devido socorro, assistência e reestruturação.
Além disso, a atividade da mineração foi altamente comprometida, trazendo prejuízos as receitas do estado e consequentememte dos municípios.
Desta forma, exergamos neste acordo a possibilidade da região do Vale do São Francisco e Noroeste de Minas poder superar um dos maiores gargalos para o seu desenvolvimento, que são as estradas da região.
Vale lembrar que no acordo celebrado no ano passado relativo a tragédia de Brumadinho, algumas obras importantes foram garantidas como as pontes sobre o rio São Francisco em Manga, São Francisco e São Romão, além de recursos destinados para realizar a pavimentação nas estradas que ligam Pintopolis/ Urucuia e Januaria / Pandeiros.
Assim, com a achegada destes investimentos na infraestrutura, a região poderá galgar patamares elevados no aspecto econômico, visto que esta é uma região banhada pelos rios São Francisco, Urucuia Paracatu e Velhas, propícia para agronegócio e a agricultura familiar, estando posicionada geograficamente ao centro do território brasileiro.
Possui ensolação adequada para produção de energia fotovoltaica e abriga uma das maiores bacias de gás natural do planeta.
A região também é propensa a se destacar no turismo, principalmente devido a atividade da pesca amadora.
Além disso tudo a região é ainda incentivada pelas diversas políticas públicas e financeiras direcionadas aos municípios da área Mineira da SUDENE, o que proporciona maiores possibilidades de investimentos em projetos.
Desta forma sugerimos ao governo do Estado de Minas Gerais que inclua no plano de trabalho das ações a serem desenvolvidas através dos recursos oriundos do acordo de Mariana, as seguintes obras que poderão transformar de vez a nossa região :
1- Asfaltamento da estrada que liga a Cidade de Pedras de Maria da Cruz/ São Francisco / São Romão ( MG-161)
2- Asfaltamento da estrada que liga a Cidade de Buritizeiro/ Distrito de Cachoeira da Mantega ( MG- 161)
3- Asfaltamento da estrada que liga a Cidade de Ponto Chique / São Romão
4- Asfaltamento da estrada que liga a Cidade de Santa Fé de Minas / São Romão
5 - Asfaltamento da estrada que liga a Cidade Montalvânia/ Miravania/ Cônego Marinho .
6 - Asfaltamento da estrada que liga Pandeiros ( Januaria,) / Chapada Gaúcha ( MG-479)
7 - Conclusão do Asfaltamento da estrada que liga a Cidade de Manga a Itacarambi ,( Br- 135)
8 - Asfaltamento da estrada que liga a Cidade de Brasilândia de Minas/ BR 365 - Buritizeiro ( MG - 408)
9- Revitalização da estrada que liga Pirapora / Corinto ( MGT- 496)
Ajude-nos a fortalecer está luta e manifeste seu apoio ao movimento .