Petição para volta às aulas 100% presencial
Para: Secretaria de Educação de Brasiléia
À Exma. Secretária Municipal de Educação,
Nós, pais e mães dos alunos e alunas da Escola Municipal Vitória Salvatierra, vimos, por meio desta, solicitar que as aulas sejam realizadas em caráter 100% (cem por cento) presencial, desde o dia 14 de março de 2022, e não no modelo semipresencial proposto pela Secretaria, pelos motivos que passa a expor.
Como é de conhecimento geral, em que pese a situação de pandemia, os comércios, bares, restaurantes e congêneres, tanto do município de Brasiléia, quanto das cidades limítrofes, estão abertos normalmente para a população em geral, de modo que nada adianta restringir o acesso das crianças à Escola se em outros locais o acesso é livre.
O sistema semipresencial proposto traz diversos inconvenientes aos pais e mães e, principalmente, às crianças, pois não estabelece nelas a necessária rotina de frequência à Escola.
É certo que a educação é dever tanto da Escola quanto dos pais e mães. Entretanto, a habitualidade ao ambiente escolar contribui sobremaneira para o desenvolvimento da criança, não só acadêmico, como social, em contraposição ao isolamento doméstico.
A par disso é que levamos esse pleito à Secretaria e à Prefeitura municipal, para que possam reavaliar a questão.
Segue petição assinada pelos pais, mães e responsáveis das crianças matriculadas na Escola Vitoria Salvatierra e demais.
Brasiléia - AC.