Manifesto – SSB PELA BASE
Para: Sindicalistas
SINDICALISMO SOCIALISTA PELA BASE
Mobilizar e fazer o Levante da Classe Trabalhadora na defesa e na reconstrução do Estado Democrático de Direito e da Soberania do Brasil - Dever Urgente das/dos Sindicalistas Socialistas.
As injustiças e a exploração sofridas pelos operários e operárias no surgimento do capitalismo industrial, ainda no século XIX, e já naquele tempo a omissão e a conivência do Estado, com a brutal concentração da renda e as desumanas condições de trabalho e de vida dos trabalhadores/as, fizeram surgir as organizações operárias e delas a inspiração Socialista.
O hino da internacional socialista logo exclamou “O crime do rico, a lei o cobre, o estado esmaga o oprimido, não há direitos para o pobre, ao rico tudo é permitido..." E, assim caminhou e caminha a humanidade, por mais de duzentos anos e, por incrível que nos pareça, esta denúncia ainda está muito atual e desafia a todos nós, socialistas, inda mais neste tempo mais recente da história de nosso país.
Nosso Partido, o Partido dos Socialistas Democráticos, que desde sua fundação em 1947, e antes em outras manifestações socialistas em nosso país, “nós que somos os filhos e filhas da Paz" e da liberdade, concebidos e nascidos depois do final da segunda guerra mundial. Nós, que desde o início, já contemplamos em nosso estatuto, programa e manifesto a defesa dos direitos trabalhistas, previdenciários e sociais de quem vive do seu trabalho e a ampla, livre e genuína organização sindical dos trabalhadores. NÓS precisamos estar, irmanados com as forças populares e democráticas, na frente desta batalha de resistência e de reconstrução civilizatória e da democracia em nosso país.
Os tempos recentes são tempos difíceis, o capitalismo se move de forma ilimitada, ampliou sua face financista, rentista, especuladora, controla governos nacionais como suas marionetes, aumenta seus privilégios no orçamento dominando a maioria da ação política, sequestrando a economia e se apropriando de nossas riquezas naturais e setores estratégicos, em detrimento dos direitos e da sobrevivência digna de grande parte do povo brasileiro. Assim foi na terceirização, na reforma trabalhista cruel, irresponsável e enganosa que somente prejudicou o emprego, nos ataques à previdência pública e solidária, na PEC dos 20 anos, questões que lutaremos para serem revertidas. Assim está sendo no arrocho salarial e nos diversos ataques ao servidor público e à educação pública, tudo para atender ao grande capital rentista, especulador, improdutivo e concentrador da riqueza, que garroteia o setor produtivo, que desindustriliza nosso país, que é gerador e fomentador do aumento ainda maior da desigualdade, da miséria e da fome do povo brasileiro, exposto à fila do osso, às ruas e aos restos de uma lata do lixo.
Tempos difíceis, nos quais o valor coletivo do trabalho e de sua função humanista e inclusiva é atingido todos os dias. A classe trabalhadora, ainda mais a juventude, é estimulada à individualidade, com grande parte sendo conduzida para uma forma de empreendorismo precarizante que, na verdade, provoca exploração ilimitada e desregulamentada, aprofundando a concentração de renda e a desigualdade social.
Tempos de ameaça às instituições e aos valores democráticos, de perseguição aos movimentos sociais e às minorias políticas, tempos de obscurantismo, de perseguições, violências e agressões machistas, racistas, lgbtqia+fóbicas, tempos de erros que nos levaram para a contramão e que aos quais precisamos nos levantar, resistir e combater.
Precisamos radicalizar na organização do movimento sindical do nosso partido. Precisamos nuclear, descentralizar, desburocratizar, implementar a paridade de gênero e a alternância, aprofundar a democracia e a transparência com intensidade e amplitude. Temos que mobilizar de forma aberta e permanente, a militância sindical do partido e promover a organização e a constante formação política, a democratização plena da comunicação e a militância cultural transformadora, para a conscientização sobre a luta da classe trabalhadora no ambiente interno do partido e nas manifestações dos movimentos sociais, fortalecendo sua atuação nas redes, nas ruas e nas urnas para enfrentar os enormes desafios e responsabilidades que, nós do Partido Socialista Brasileiro e, as forças democráticas e realmente progressistas do país, de forma ampla e com compromisso programático, têm, nesta quadra histórica que vivemos.
O que nos move é a consciência e as emoções libertárias e revolucionárias de que, como Sindicalistas Socialistas, devemos atuar, baseados nos princípios do fortalecimento do coletivo, da busca da igualdade e da intensidade democrática na permanente organização e mobilização da base. Mediante isso, dirigentes e militantes sindicais filiados ao Partido Socialista Brasileiro, se organizaram em núcleos e lançam este manifesto e o debate que permanentemente vai dialogar e debater com o partido, com suas instâncias, seus mandatários e sua militância em todos os seus diversos órgãos e segmentos e com suas diversas manifestações, pois a luta da classe trabalhadora é transversal com todos que lutam por uma sociedade mais avançada.
Caberá a nós, sindicalistas socialistas, fazer militância permanente para mobilizar e defender a classe trabalhadora, homens e mulheres, a juventude trabalhadora, no campo e na cidade, os servidores públicos, os aposentados, os desempregados, os desalentados, os precarizados e as massas populares oprimidas, e assim, fazer a defesa da emancipação popular, da soberania, da democracia e do estado democrático de direito.
PELA BASE E COM A BASE. DEMOCRACIA ACIMA DE TUDO E DE TODOS!
- SINDICALISTA HISTÓRICO HOMENAGEADO – JOACI LEITE - CEARÁ
- SINDICALISTA COM HOMENAGEM PÓSTUMA – JOSÉ RODRIGUES – PERNAMBUCO – Homenageado oficial do CONSIND 2022.
COORDENADORES E MILITÂNCIA