Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

ALIMENTAÇÃO OFERECIDA AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Para: SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DE TAUBATÉ

Atualmente a alimentação das escolas em Taubaté para alunos que permanecem no período integral é da seguinte forma:

8:30h Desjejum
12:40h Almoço
14:30h Lanche (porém é oferecido a mesma refeição das 12:40hrs);

Todos os dias, meus filhos chegam da escola com fome. Ao procurar entender melhor o motivo, descobri que eles recebem o almoço às 12:40hrs, e depois às 14:30hrs eles recebem novamente a mesma refeição servida anteriormente, ou seja, eles não comem mais, obviamente, uma criança não vai aceitar e nem ter fome o suficiente para 'almoçar' novamente.

Hoje as escolas municipais não aceitam que os alunos levem lanches para escola, pois existem outros alunos com restrições alimentares e com baixa renda. Eu, como mãe, entendo essa questão e apoio especialmente por estar ciente de que há pouquíssimas opções de lanches saudáveis que permaneçam ideais para consumo, afinal, o lanche seria preparado antes das 7:30h da manhã para ser consumido às 14h30, o mesmo iria estragar devido o calor intenso. Além de tudo, a prefeitura iniciou o projeto da semana contra Obesidade e, lanches como bolachas e salgadinhos, seriam prejudiciais às crianças com obesidade ou não.

Fui conversar diretamente com a direção da escola para saber o que poderia ser feito para melhorar essa questão dos horários da alimentação, e, infelizmente, fui informada que essa regra de alimentação é GERAL. A mesma foi definida pela Secretaria da Educação de acordo com o contrato fechado com NUTRICIONISTAS.

Por esse motivo venho solicitar que a SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE TAUBATÉ, juntamente com os RESPONSÁVEIS, reveja os horários da alimentação da rede municipal, principalmente dos alunos que permanecem em período integral.

Quero ressaltar que os alunos com a renda mais baixa muitas vezes, ao chegar em suas casas, não tem o que comer, e a ultima refeição oferecida na escola foi as 14:30hrs, além de que pular uma refeição e ficar sem se alimentar adequadamente, é prejudicial também ao desempenho escolar, pois muitos alunos, assim como meus filhos, estão ficando com fome em sala de aula. Nós, pais que trabalhamos e deixamos nossos filhos em período integral nas escolas, queremos um ambiente saudável, seguro e acolhedor para eles, assim como, uma alimentação saudável e bem distribuída; Quero frisar que não estou questionando o cardápio oferecido e sim os horários e forma de que as refeições são distribuídas.

De acordo com as informações que recebi, a cozinha escolar inicia suas tarefas às 11h para servir o almoço dos alunos que estudam no período matutino, em seguida, oferecem almoço dos alunos no período integral ás 12:40hrs, logo param de mexer com a comida para preparar o lanche dos alunos do vespertino, posteriormente, voltam a mexer com comida para servir os alunos da educação integral e regular. Sendo assim, os alunos do integral têm a oportunidade de 'almoçar' mais uma vez. Entretanto, devido ao curto intervalo entre as duas refeições, a criança não tem apetite para um segundo “almoço” e, assim, ficará com fome com o passar das horas (os alunos deixam a escola às 17h20h).

Por fim, para ser mais clara no meu pedido, acredito que uma boa refeição para alunos entre 7 a 10 anos deveria ser distribuída em Desjejum, Almoço, lanche da tarde, e janta (para alunos que realmente precisam). Assim, desta forma, as funcionárias da cozinha escolar, também poderão ter uma rotina mais prática e organizada no dia a dia.

sem mais;

Atenciosamente, Weila Fernanda de Oliveira





Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
7 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar