TEATRO HUGO RODAS

Para: Exmo. Sr. Governador

Esta petição pública tem como objetivo a nomeação do atual Teatro Galpão, do Espaço Cultural Renato Russo, localizado na 508 sul, para TEATRO HUGO RODAS, em homenagem ao diretor e professor de Teatro responsável pela formação das primeiras gerações de artistas brasilienses. Hugo faleceu nesta quarta-feira, dia 13 de abril, e este ato seria um presente para a cidade que ele acolheu como sua, mas principalmente, como uma homenagem merecida ao diretor por parte dos artistas formados e provocados por ele ao longo de mais de 40 anos de atuação em Brasília.

Sobre HUGO,

Uruguaio radicado no Brasil desde os anos 1970, Hugo Rodas atuou como ator, diretor, bailarino, coreógrafo, cenógrafo, figurinista e professor de teatro, firmando-se como um dos artistas do teatro mais importantes do seu tempo. Estabeleceu-se na capital federal em 1975, onde participou ativamente da cena teatral da cidade, atuação que lhe rendeu três títulos concedidos pelo Governo do DF: Comendador e Oficial da Ordem do Mérito Cultural de Brasília em 1991 e 1992, assim como Cidadão Honorário de Brasília (2000). Também recebeu os títulos de Notório Saber em Artes Cênicas (1998) e, mais recentemente, em 2014, o de Professor Emérito, ambos pela Universidade de Brasília, instituição na qual foi docente durante mais de 20 anos.

Hugo foi um dos mais conceituados diretores da sua geração, conhecido pela irreverência, versatilidade e criatividade norteadoras da pluralidade de linguagens que caracteriza a sua obra. Alguns dos maiores sucessos de público e crítica da história do teatro e da dança de Brasília têm a assinatura de Rodas.