Pelo reconhecimento da Dra Nise da Silveira como Heroína da Pátria

Para: Senado Federal

Ao Senado Federal
A favor da inclusão da Dra. Nise da Silveira no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
Pela derrubada de veto presidencial.

Profissionais da saúde e amantes da liberdade e da ciência, inconformados com injustificado veto presidencial à concessão do título de Heroína da Pátria à Dra Nise da Silveira, apelamos enfaticamente ao Senado da República no sentido de que derrube o veto. Veto este que afronta a memória e a dignidade da brilhante médica psiquiatra e cientista humanitária, profissional que contribuiu para a humanização do cuidado aos portadores de transtornos mentais.

É de interesse público homenagearmos uma mulher pioneira em perceber e indignar-se com o tratamento desumano dado na época aos portadores de transtornos mentais, tendo lutado por mudar o rumo dos tratamentos psiquiátricos em nosso país. Sua profunda escuta, compreensão e cuidado da alma humana possibilitou apoiar o desenvolvimento das potencialidades de saúde de cada paciente como pessoa.

Através de criativas abordagens, integrando diversas expressões artísticas na terapia, lançou bases que revolucionaram a abordagem dos portadores de sofrimento emocional e transtornos mentais, tendo levado saúde a um lugar visto, até então, como apenas de loucura e doença.

O conjunto de sua obra continua inspirando milhares de profissionais da saúde e obteve o reconhecimento e aplauso do Dr. Carl Gustav Jung sobre suas descobertas teóricas e contribuições clínicas.

Que o Senado da República faça justiça derrubando o absurdo veto presidencial e restaurando o título de Heroína da Pátria à Dra. Nise da Silveira.

7.605 Pessoas