Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contratação emergencial de médicos para as AMAs

Para: Secretaria de Saúde do Município de São Paulo

Nós, médicos e médicas do AMA, por meio dessa carta pública, solicitamos que as unidades que estejam ultrapassando 70 atendimentos adultos por clínico ou 35 atendimentos pediátricos por pediatra sejam avaliados para receber um médicx a mais.

Os serviços AMA no município de São Paulo estão há mais 2 anos e 2 meses contribuindo para a atenção à saúde durante a pandemia do coronavírus Sars-Cov-2 e outras pandemias de doenças infecciosas, como Influenza e Dengue. Durante esse período, nós médicxs e equipe de enfermagem enfrentamos diversas dificuldades como falta de profissionais de saúde, falta insumos e falta de medicações. De modo geral, as respostas para conter as dificuldades sempre vem com atraso e após muita sobrecarga de todos os profissionais de saúde, razão pela qual lamentamos muito e ficamos extremamente frustrados

Portanto, gostaríamos de exigir uma postura responsável da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo e das OSS quanto à avaliação das demandas nos serviços de saúde, particularmente nas AMAs, com contratação temporária ágil de novos plantonistas médicxs para dar conta da demanda que já está excessiva nesta semana de 23 a 26/05/2022 antes que as equipes fiquem ainda mais sobrecarregadas com o aumento crescente da procura.

Considerando um tempo médio mínimo para um atendimento de adulto digno com escuta, exame clínico e orientações de pelo menos 10 minutos (6 pacientes por hora), em 11 horas de trabalho (plantão de 12 horas com 1 hora de almoço), são 66 pacientes atendidos por médicx. A medida que o número de atendimentos supera essa marca a qualidade do atendimento começa a cair e hoje, 26/05, já foi preciso atender os pacientes adultos em menos de 8 minutos em média. Com os pacientes pediátricos essa situação se agrava devido as especificidades de atender pacientes mais vulneráveis e com comunicação limitada, além de ser necessário se comunicar com a criança e os acompanhantes; e a partir de 35 crianças/pediatra/dia a qualidade do atendimento também já começa a ser prejudicada.

Portanto, exigimos, para ter condições mínimas de trabalho e de prestar um atendimento digno, a contratação temporária de um clínico e um pediatra a mais a partir do dia 30/05 nos lugares onde a gerência identificar esse aumento importante no número diário de atendimentos.

Atenciosamente,

Médicos e médicas trabalhadores dos AMAs no município de São Paulo




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
40 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar