Urgência nos redutores de velocidade - BR-381 lidera ranking de acidentes e mortes nas estradas em Minas

Para: Pessoas, organizações, poder público

Esse abaixo-Assinado visa a construção de redutores de velocidades num dos trechos que há grande incidência de acidentes, envolvendo vítimas fatais, incluindo colisões entre caminhões carretas, veículos de passeio e tombamento de cargas, devido as curvas acentuadas. Trata-se do antigo Km 30, depois do trevo de Ravena/Sabará, antes do posto e restaurante 30. As coordenadas geográficas do local -19.788145, -43.731704.

Os redutores que solicitamos devem ser antes do posto 30 (entre as curvas) sentido Vitória e depois do posto 30 sentido Belo Horizonte.

A violência do trânsito na BR 381 não dá trégua. A BR 381 uma estrada federai que corta Minas Gerais, em 2021, ocorreram 8.309 acidentes, dos quais 7.077 com vítimas, que resultaram 693 óbitos. Ainda no ano passado, a BR-381, incluindo o perigoso trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Leste do estado, conhecido como “Rodovia da Morte”, além de ser a estrada federal com mais ocorrências de acidentes e a mais letal no território mineiro, foi a estrada federal com mais ocorrências com vítimas no país em termos proporcionais à extensão.

O estudo mostra que, em 2021, foram registrados 2.483 acidentes com vítimas na BR-381, o que resulta em 265,8 ocorrências do tipo a cada 100 quilômetros de extensão, superando a BR-101, a rodovia federal do país com maior quantidade de acidentes com vítimas em números absolutos (9.257 no ano passado). Em termos proporcionais, a BR-101 registrou no ano passado 246,1 acidentes com vítimas por cada 100 quilômetros de extensão.

“A situação na estrada é dramática. Toda a carga que vem de São Paulo passa por esse corredor”, diz ele. “Reivindicamos há mais de 30 anos sua duplicação e somente nos últimos anos as obras vêm sendo feitas e mesmo assim com muita morosidade. O apelido de Rodovia da Morte não é força de expressão, é realidade”.

Nos apoie assinando esta lista!

Fonte: Jornal Estado de Minas