Cinema Solidário

Para: Sr. Prefeito Municipal de Novo Horizonte/SP

Cinema Solidário

Atualmente, a sociedade vem enfrentando os mais diversos problemas, e a fome é um deles. A falta de alimentos é, infelizmente, um problema diário na vida de grande parte da população, consequentemente, o número de pessoas que precisam de ajuda para sobreviver é cada vez maior, por isso, precisamos falar da fome.
Além dos problemas sociais, econômicos e educacionais, a fome causa doenças decorrentes da desnutrição e pode causar comprometimentos na saúde, como a falta de macronutrientes, proteínas e carboidratos, podendo levar o mal funcionamento do corpo, assim aumentando a mortalidade adulta e infantil.
Segundo dados da últimas pesquisas de Orçamentos Familiares do IBGE, realizado em 2017, a situação de fome piorou no Brasil. Quatro de dez famílias não têm qualidade a comida e em média 15 pessoas morrem de fome por dia. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse problema não está longe de nós. Na cidade de Novo Horizonte existem muitas famílias que passam por necessidades, pois, não possuem condições financeiras para comprar alimento e dependem de doações.
Um dos fatores que ajudou a aumentar o número de pessoas que não possuem alimentos foi a pandemia. Muitas vezes, a única esperança dessas famílias são as doações. A lei nº 14.016, de 23 de junho de 2020 dispõe sobre o combate ao desperdício de alimentos e a doação de excedentes para o consumo humano.
A ODS2 – Fome zero e agricultura sustentável, tem como objetivo acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, promovendo a agricultura sustentável. Algumas de suas metas é erradicar a fome até 2030 e garantir o acesso de todas as pessoas em situações vulneráveis a alimentos seguros, saudáveis e suficientes.
Doar alimentos, é portanto, um ato de empatia que tem o poder de salvar vidas. Pensando nisso, desenvolvemos um projeto, cujo nome é: “Cultura Solidária”, para solucionar o problema da fome na cidade de Novo Horizonte.
O nosso projeto tem como objetivo promover aos moradores acesso à cultura em troca da doação de alimentos. Para isso, precisamos da disposição do cinema do Recinto Cultural da cidade, que será utilizado para que a população possa assistir aos filmes, que abordarão todos os temas, obedecendo as contraindicações. E a entrada é arrecadação de alimentos, que serão direcionados ao CRAS para posterior montagem de cestas básicas com o propósito de doá-las para as famílias carentes.