Petição contra a adesão a PEI na E E. Mercedes Paz Bueno - Bauru/SP

Para: Pais, responsáveis e Professores

No dia 21/06/2022 às 18 horas, a direção da E.E. Prof Mercedes Paz Bueno ,situada em Bauru, fez uma reunião para apresentação do Programa de Ensino Integral e ao final dessa reunião foi passado uma lista de presença onde os pais tiveram que assinar se concordam ou não com a adesão a PEI.
A reunião contou com a presença da Diretora e Vice- Diretora da E. E. Eduardo Velho Filho, que atende ENSINO MÉDIO em período integral, para apresentar os lados positivos do programa, sem em nenhum momento relatar os pontos negativos , para que os pais pudessem se basear ao tomar uma decisão tão importante.
Um dos primeiros pontos que gostaria de levantar é a diferença de realidades. A escola Mercedes atende crianças de 6 a 14 anos, enquanto a escola Eduardo Velho Filho atende jovens de 15 a 17 anos que estão se preparando para prestar um vestibular.
Nesse modelo de ensino, a criança ficará na escola num período de mais de 9 horas por dia, carga horária maior que de um trabalhador, período similar ao de uma creche mas sem o horário de descanso como acontece nas creches.
Durante a reunião foi explicado também sobre a questão da alimentação dos alunos durante o período escolar. Serão três refeições, duas delas compostas por lanche pela manhã e a tarde, e a refeição do almoço tendo como opções arroz, feijão, salada e uma proteína. A diretora ressaltou que no caso do aluno não gostar ou for alérgico à proteína, NÃO será disponibilizada outra opção, e o aluno também não poderá levar marmita nem pedir delivery, portanto, o responsável pelo aluno deverá levar a refeição até a escola para que ele possa se alimentar.

Estender o período não é sinônimo de qualidade. No ensino integral a ideia de estimular a socialização , pode interferir em outras referências para criança, como o convívio familiar, as horas de brincadeiras que são importantíssima para o desenvolvimento , sem contar o cansaço físico e psicológico que é ficar boa parte do dia dentro da escola, causando sensação de confinamento e os impedindo de fazer atividades extra curriculares durante os dias da semana. E ainda causa uma mudança no papel dos pais, que podem ter uma dificuldade de enxergar outras possibilidades de atuação no processo de aprendizagem de seus filhos, já que boa parte dessa responsabilidade ficará para seu tutor na escola.
Durante a reunião senti falta do posicionamento das partes mais interessadas: professores e alunos da E.E. Mercedes. Nenhum professor falou com os pais e a única aluna que fez um breve relato, foi aluna da Escola Eduardo Velho Filho. O mais justo e sensato seria ouvir e considerar as partes mais interessadas também ,sendo imparcial.
Por esses motivos relatados, fiz esse documento com a intenção de apresentar as desvantagens do Ensino Integral para o ensino fundamental da E.E. Mercedes Paz Bueno e pedir aos Senhores Pais, responsáveis e Professores que assinem e compartilhem esse abaixo-assinado em tempo útil , CONTRA a adesão a PEI no ano de 2023 .