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Troca da Coordenação do Curso de direito

Para: A coordenação geral de Ensino da Universidade da Amazônia e Diretora do Polo de Ananindeua da Universidade da Amazônia

Tendo em vista que o coordenador pedagógico é um dos cargos mais importantes na estrutura de uma instituição de ensino superior, discentes do curso de Direito da Universidade da Amazônia dos turnos da manhã e noite, veem por meio deste abaixo assinado solicitar a substituição da atual coordenadora do curso. O sentimento de insatisfação quanto às demandas solicitadas a atual coordenadora que não foram atendidas fomentaram essa medida bem como outros acontecimentos ocorridos durante o primeiro semestre do curso, fatos esses que acarretaram prejuízos na qualidade do ensino e demostraram que a atual coordenadora não tem conseguido cumprir com as demandas que seu cargo exige e também episódios graves que demonstram incompatibidade de sua conduta com as competências necessárias para a Coordenação do Curso de Direito.
Várias destas situações já foram citadas na reunião com a Direção Geral do Campus e com a Direção Pedagógica em reunião havida em 21/06/2022, as quais vamos expor de forma detalhada a seguir:

a) A Coordenadora geralmente não está presente no turno noturno da Instituição, o que impossibilita o atendimento presencial aos alunos. Sua ausência no campus, não é substituída pelo atendimento virtual, que não ocorre, pois além de ignorar por horas e dias mensagens de alunos sobre questões institucionais, quando responde, fornece informações incompletas, desencontradas, para não falar de quando é ríspida na forma de atender aos alunos;

b) Desorganização e falhas graves de planejamento na condução da Semana Jurídica em nosso Campus. Apesar da importante iniciativa, ficou evidente o despreparo da Coordenadora para lidar com a integração entre o calendário de aulas e provas e a realização do evento. Foi solicitada uma reunião entre a coordenadora e os alunos, mas a reunião foi infrutífera uma vez que rispidamente ela respondeu há alguns alunos que queriam ter acesso ao plano de ensino das disciplinas e não deu solução para o problema e quando os alunos argumentaram com a coordenadora que o evento atrapalharia o calendário de aulas necessárias para concluirmos o assunto para nos prepararmos para as provas, em vez de acolher nossos argumentos, ela coagiu a todos a participarem do evento solicitando que fizéssemos uma resenha de duas palestras do evento sendo que o aluno que não fizesse não ganharia pontos extras. Com isso as notas da segunda avaliação caíram muito em relação às notas do primeiro bimestre, pois não tínhamos tempo hábil para aprendermos sozinhos o que deveria ter sido ensinado em aula.

c) Falta de orientação da Coordenação sobre os procedimentos institucionais (datas de provas, segunda chamada, pontuação, realização de atividades virtuais, reposição de aulas, etc), falta de receptividade para com os alunos que entraram no meio do curso, sem falar nas provas que fizeram sem terem assistido aula da disciplina onde deveriam fazer uma prova proporcional ao conteúdo ministrados aos mesmos. A coordenadora entrou em sala de aula com a turma da noite em 2 oportunidades na turma A, e apenas 1 vez na turma B no qual foi apenas para falar da jornada jurídica, ao longo de todo o semestre, deixando os alunos completamente abandonados sobre qualquer orientação do Ubíqua, não os permitindo aproveitar corretamente esta importante ferramenta;

d) No processo de separação das turmas (esta já explicada a motivação pela Direção Geral) a Coordenadora alegou ter adotado critério cronológico para dividir os alunos entre as turmas A e B, porém na prática, estes motivos se mostraram inverdade, considerando que existem alunos recém matriculados, frequentando (autorizados de forma verbal e informal pela Coordenadora) a mudarem de turma. Esta atitude colocou em prejuízo os alunos, pois a Turma A, fica completamente cheia, prejudicando a aprendizagem, enquanto a turma B, fica vazia e os alunos estão insatisfeitos pois, foram obrigados a realizar trabalhos complexos de alguns docentes em duplas (ou seja, ficaram sobrecarregados) enquanto na turma A, as atividades eram divididas entre até 8 alunos em cada equipe. Portanto, a falta de gestão da Coordenadora sobre o processo de separação das turmas, mais uma vez prejudicou o processo de aprendizagem dos alunos;

e) Apenas 3 docentes, apresentaram o Plano de Ensino da Disciplina no primeiro dia de aula, inclusive a Coordenadora (que deveria dar o exemplo, não o apresentou, apenas foi mostrado por ela um calendário de sua disciplina). A ausência de apresentação do Plano de Ensino, tira do aluno a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento da disciplina, de avaliar o desempenho do professor, de verificar o conteúdo programático a ser trabalhado, e de acompanhar a bibliografia que pode nos ajudar a estudar, ou seja, a própria Coordenação não nos permitiu ter instrumentos para acompanhar nossa aprendizagem; e mesmo diante dos vários pedidos de muitos alunos, não disponibilizou, nem determinou que todos os professores apresentassem seus planos de ensino para as turmas;

g) Com relação ao desempenho da Coordenadora como docente da disciplina DPT, recomendamos que a mesma não ministrasse mais esta disciplina. A docente (Coordenadora) totalmente desestimulada e sem ânimo, nos obriga a ficar quase por 1 hora, numa leitura incansável de slides, e que demonstrando como ela parece não ter a menor vontade de interagir com os alunos. Mais grave ainda, e que foi relatado para a Direção Geral do Campus foi que num momento de descuido a Coordenadora deixou seu microfone aberto numa transmissão ao vivo, dizendo: “que somos burros por fazermos algumas perguntas” numa manifestação de desrespeito e desapreço pelos alunos, que ouviram claramente isto da docente.

E, por fim;

h) No mês de maio de 2022, passamos por um momento de profunda insegurança, quando houve um intenso tiroteio, na entrada principal do Campus. Todos os alunos ficaram extremamente preocupados e cobramos providências da Instituição, e até a reunião com a Direção Geral, achávamos que nada havia sido feito e muitos alunos, passaram a dividir custos de transporte de aplicativo, moto-taxistas para deixar o campus e outros passaram a pagar o estacionamento diário de 8 reais da Unama. Fomos surpreendidos com a informação de que as medidas de apoio tinham sido tomadas, é um Boletim de Ocorrência foi repassado a todos os coordenadores para que fosse transmitido as turmas, porém a coordenadora jamais apresentou este documento ou falou de tais medidas, nem na turma A, nem na turma B.

É importante que fique claro que apesar das críticas serem pesadas e estarmos requerendo a substituição da Coordenadora, não há em nosso relato qualquer desrespeito à pessoa ou a história profissional da docente. Porém, estamos profundamente preocupados, pois essa incompatibilidade coloca em risco nossa formação.

Entendemos que a docente, pode realizar outras atividades com grande competência e que não foi à toa que chegou a Coordenação do Curso, porém acreditamos que a falta de experiência na função de coordenadora esteja fazendo com que a mesma não consiga entregar tudo que pode.

Muitos alunos já deixaram nossas turmas insatisfeitos com a gestão acadêmica do curso, e muitos outros vem discutindo a possibilidade de transferir-se pra outras Instituições, porém entendemos que um único profissional não representa a UNAMA, e que é no começo que devemos fazer os ajustes para alcançar o sucesso, e os ajustes que estamos pedindo aqui, são urgentes e necessários.

Assim, visando a melhoria do curso de Direito, que sabemos que precisa de reconhecimento e esse reconhecimento também passa por nós, alunos, que daremos nosso testemunho sobre como foi nosso processo de formação, precisamos do melhor, e sabemos que a UNAMA pode nos entregar isso.

Solicitamos, respeitosamente, que sejamos atendidos por V.Sª.
  1. Actualização #1 Encerramento

    Criado em sexta-feira, 24 de junho de 2022

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