Preservação Mata Ciliar em APP - Ribeirão Anhumas (Faz. São Quirino)

Para: Prefeitura de Campinas e Secretaria Verde, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Câmara Municipal

Nós, abaixo-assinados, moradores dos bairros Fazenda São Quirino, Residencial Vista Verde, Jardim Madalena e Residencial Vila Verde, realizamos esta petição com o objetivo de conseguir que a Prefeitura Municipal de Campinas e Secretaria Verde, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tomem providências com relação à proteção e manutenção da mata ciliar em área de proteção permanente do Ribeirão Anhumas, próxima à Maria Fumaça e aos condomínios Acqua Galleria, Residencial Campos Verdes, Bougainville, Wonders Galleria e Residencial Gallery.

A área de mata mencionada tem sofrido constantemente com queimadas criminosas e acidentais em função da má conservação, inexistência de roçagem e do replantio de árvores.

Além disso, está localizado na área, de forma clandestina, um local com foco em reciclagem que, para tal, realiza recorrentemente a queima de materiais tóxicos, como borracha de pneus, fios de cobre, plásticos, etc. Essas queimadas não só causam a poluição do ar e eliminação de gases tóxicos, impactando diretamente a população próxima, como também colocam em risco a mata ao seu redor.

Como solução, esta petição cobra da Prefeitura Municipal de Campinas, para redução dos riscos de queimada e degradação da área de preservação permanente:

1. Implementação de cerca ao redor da mata;
2. Plantio de árvores ao longo da margem do Ribeirão Anhumas e na APP;
3. Notificação e autuação do local que realiza reciclagem.

Tendo já formalizado a denúncia junto ao 156, gerando o protocolo 2022/1/21718, requeremos, então, que seja oficiado ao Prefeito Municipal, a Secretaria Verde, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Câmara Municipal para que nos apoiem com as providencias cabíveis.