APOIO À EMENDA DO DEPUTADO VICENTINHO AO PL 2941/2019

Para: COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO da Câmara dos Deputados

Nós Educadores e Educadoras Populares, Educadores e Educadoras Comunitárias e Educadores e Educadoras Sociais, participantes do Curso Internacional de Especialização em Pedagogia Social na Universidade de São Paulo (USP), nos posicionamos e conclamamos nossos pares e as organizações da sociedade civil para que a COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO da Câmara dos Deputados, acolha o VOTO, EM SEPARADO, ao PROJETO DE LEI Nº 2.941, DE 2019 ao qual está apensado o PL 2.676, de 2019, que tem por objetivo a regulamentação da profissão de Educador Social no Brasil.

Esta é a profissão mais antiga do mundo e temos excelentes educadores e educadoras que não tiveram acesso à Educação Básica, sendo alguns até mesmo analfabetos, estes talvez nunca terão a oportunidade de fazer um Curso Superior na vida, mas ninguém tem dúvidas do papel fundamental que exercem na sociedade e em suas comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, extrativistas, de pescadores, nas associações de amigos de bairros, cooperativas agrícolas etc, bem como os mestres e as mestras artesãos, mestres e mestras de capoeira, artistas populares, arte-educadores, que fizeram seu aprendizado no Mundo da Vida e no Mundo do Trabalho.

Senhores parlamentares, nós não exigimos, e nem a lei exige, que ingressantes aos poderes Legislativo e Executivo, tenham curso Superior para ocuparem seus privilegiados postos, então por que criar uma elite de profissionais com nível superior, excluindo todos os demais que se forjaram enquanto educadores e educadoras, a partir de suas histórias de vida, da luta política e da militância social?

Solicitamos à Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público que acolha a Emenda do Deputado Vicentinho, que tem o apoio de todos os signatários desta.

Para o devido reconhecimento e regulamentação dos Educadores e Educadoras Sociais no Brasil temos que valorizar o saber popular como base de uma carreira que pode contemplar o Ensino Médio, o Ensino Técnico Profissional e o Ensino Superior