Consideramos ILEGÍTIMA a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas
Para: Servidores e Servidoras Municipais; Prefeitura Municipal de Campinas; Direção Sindical
No dia 15/06/2022 a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) encerrou a Campanha Salarial com mais um golpe: aceitou a proposta de 12,13% de reajuste feita pelo governo Dário Saadi, ignorando o voto contrário de centenas de servidoras e servidores em assembleia.
Uma direção sindical é eleita para representar a vontade geral dos trabalhadores e das trabalhadoras. Quando a direção do STMC decidiu de forma arbitrária acabar com a Campanha Salarial e desrespeitar a vontade SOBERANA dos servidores e das servidoras reunidos em assembleia, não fere somente o principio básico da democracia sindical, como também toma para si o poder político que emana das lutas da categoria.
Por esse e por tantos outros episódios semelhantes cometidos por essa direção que não nos ouve e proclama representar a categoria mas que na verdade estão a representar a si mesmos, nós, servidoras e servidores abaixo assinados, consideramos a direção sindical ILEGÍTIMA.
Além disso, repudiamos as declarações de que as próximas assembleias serão realizadas na sede do sindicato e somente com a participação de quem é sindicalizado.
As próximas campanhas salariais precisam ser decididas pela categoria, em assembleia realizada no Paço Municipal, com microfone aberto e respeito à vontade da maioria!
A direção do STMC acusa os grupos de oposição de "fazer política", negando a própria essência e razão de existência da luta sindical, e escondendo seus interesses aliados ao governo municipal. Mesmo tendo a legitimidade formal como representantes legais da categoria, deixam de possuir a legitimidade de fato que somente advém do trabalho de base e do reconhecimento pelas servidoras e pelos servidores, conquistados na luta COM a categoria e não em nome dela.