Remoção da ciclofaixa na Praça do Forno - São Caetano do Sul
Para: Fórum da cidade de São Caetano do Sul
Os moradores do bairro Cerâmica gostariam de solicitar a avaliação e REMOÇÃO da PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana em 03 de Junho de 2022, com cerca de 60 metros em partes da Praça do Forno, que está situada entre as ruas Casemiro de Abreu, Armando de Arruda Pereira e Alameda Porcelana, na qual é conservada pela Associação Espaço Cerâmica.
Esta PAVIMENTACÃO ASFÁLTICA IMPERMEABILIZA O SOLO desta área verde, resultando na perda da capacidade de absorver águas pluviais. Além disso, a Prefeitura não deveria fazer uma CICLOVIA nesta praça, já que a maioria das pessoas que frequenta o local são pessoas de idade, mães com crianças e moradores de nossa cidade que fazem uso da mesma como caminho de passagem entre as ruas que a cercam.
Essa pavimentação asfáltica faz extensão de uma ciclofaixa que possui um percurso de 14km na qual proporciona uma situação perigosa para graves acidentes aos frequentadores. Vale ressaltar que uma pesquisa feita pelo Hospital das Clínicas indica que o maior índice de atropelamento é provocado bicicletas.
No parque Chico Mendes, que possui área livre e via asfáltica muito maior do que a da praça, foi proibido andar de bicicleta devido à vários acidentes causados no passado. Observando os fatos ocorridos neste parque tão próximo, não existe motivo algum para que essa praça de proporções tão pequenas receba uma CICLOFAIXA como parte de uma CICLOVIA.
Gostaríamos de lembrar também que os pergolados foram projetados como área de descanso e leitura.
Atenciosamente,
Moradores do Bairro Cerâmica.