Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO CONTRA O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA- UBM

Para: Prezados discentes e demais componentes da comunidade acadêmica,

Nos últimos tempos, nós professores e demais componentes da comunidade acadêmica do UBM, estamos vivenciando graves violações em nossos direitos trabalhistas.

Para nossa tristeza, o CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA- UBM, está há 112 dias sem pagar o salário de abril - ou seja, praticamente 4 meses - e há mais de 234 dias sem depositar a 1ª parcela do 13º de 2021 além de não pagar as férias docentes e deixar impagos os valores de FGTS ao longo de anos e anos.

No último semestre letivo, fomos compelidos a aceitar o silêncio e a falta de transparência dos dirigentes. Fomos enganados com promessas falsas de depósito de salários.

Fomos cobrados e realizamos diversas atividades acadêmicas e laborais sem questionar, tudo em prol do corpo discente desta instituição de ensino, sem que a obrigação de nos remunerar fosse efetivada.

Como primeiro passo em direção à construção do diálogo, procuramos o UBM, eis que não se trata de um acontecimento isolado, mas sim de uma cultura - infelizmente - arraigada nesta instituição de ensino, sem êxito.

É prática comum do UBM atrasar e parcelar o pagamento dos salários de seus empregados com longos e costumeiros atrasos, como se estes não dependessem daqueles para sobreviver e para trabalhar, com dignidade. E o que é pior: o atraso no pagamento dos salários não é a única nefasta conduta ilegal de tal empresa. Não satisfeita, não recolhe as contribuições previdenciárias.

Estamos cansados, sem condições financeiras e exauridos emocionalmente para manter a nossa conduta honesta, ética e primordial de ministrar aulas e trabalhar, sem que haja a contrapartida obrigatória do UBM.

Por isso, manifestamos nosso completo - REPÚDIO - a essa prática repetitiva do UBM que é um atentado aos nossos direitos constitucionalmente estabelecidos além de serem praticados diante de condutas assediadoras e perturbadoras.

O pagamento dos salários é um direito fundamental de todos os trabalhadores. O salário é o meio de sobrevivência do seu professor e demais componentes da comunidade acadêmica.

O atraso salarial reiterado provoca transtornos desnecessários e vexatórios. Isso é inconstitucional, desumano e vergonhoso!

Muitos professores e funcionários estão impossibilitados de honrar seus compromissos financeiros. O UBM sabe disso e nada faz!

Para não deixarmos este acontecimento passar apenas como mais uma imposição do UBM, e aproveitando o ambiente acadêmico, CONVIDAMOS, TODOS vocês alunos de todos os cursos de graduação do UBM em parceria com os professores e funcionários para exigirmos juntos o pagamento dos salários atrasados e de todos os consectários trabalhistas com juros e correção monetária, segundo a CLT, até o início do semestre letivo de 2022.2.

Ressaltamos, por oportuno, que a ausência dos nossos pagamentos amplificará as impossibilidades materiais e psicológicas para que os professores e funcionários compareçam regularmente às suas atividades nesse semestre letivo vindouro (2022.2).

A colaboração de TODOS vocês corroborando com esse abaixo-assinado é essencial para a manutenção do espaço acadêmico.

Precisamos somar forças. Por isso, envie emails para coordenação do seu curso. Cobre uma atitude verdadeira, transparente e assertiva repudiando tal fato.

Essa luta é coletiva. Ela pertence a todos nós. Exija um posicionamento do UBM, nas redes sociais até mesmo buscando mídias oficiais tal como: TV, rádios e jornais locais e junto aos representantes políticos da região.

O UBM desrespeita os seus professores e demais componentes da comunidade acadêmica, que dedicam as suas vidas, pela educação superior de qualidade.

É este o cenário que tem levado a manifestação coletiva dos professores e demais componentes da comunidade acadêmica.

Ressaltamos que a divulgação plena do que está acontecendo descortinará para a coletividade o que o UBM quer esconder. Os professores e demais componentes da comunidade acadêmica do UBM não podem mais trabalhar sem receber os seus salários atrasados e vindouros.

Na expectativa de uma construção amigável e coletiva, esperamos o apoio e a manifestação de todas as ordens de todos vocês nesse movimento.

Cordialmente,

Professores e demais componentes da comunidade acadêmica do UBM




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
951 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar