CARTA-MANIFESTO EM DEFESA DA INTEGRIDADE DA LOJA ROSACRUZ SÃO PAULO AMORC

Para: Membros e Amigos da Loja Rosacruz São Paulo - AMORC

SALUTEM PUNCTIS TRIANGULI

Inspirados pelos Mestres de nossa Tradição, cuja memória relembramos publicamente na Cerimônia In Memoriam, principalmente Pitágoras cujas lições orientam nossas ações;

Inspirados pelos Rosacruzes históricos que, em 1600, redigiram três documentos onde analisam a realidade do tempo em que viviam, assumindo um posicionamento público com vista a realidade de seu tempo;

Inspirados pelos Rosacruzes contemporâneos que, 400 anos depois, fizeram nova análise da realidade assumindo corajosamente novo posicionamento público, com vistas a sustentabilidade humana;

Inspirados por nossos fundadores e líderes supremos, os imperatores, cuja coragem e visão de futuro orientaram e orientam os caminhos de nossa Ordem;

Conclamados por nossa Grande Loja, que nos convida ao posicionamento crítico diante de demandas que implicam em nosso futuro como Organismo Afiliado, com desdobramentos para o futuro de nossa amada Ordem, conforme reza a convocação para a Assembleia Geral Extraordinária, de 31 de agosto de 2022;

Sob os auspícios dos Mestres Cósmicos que humildemente invocamos para que orientem nossa tomada de decisão;

Amparados, por fim, pelo Deus de nossos corações que vivenciamos no silêncio de nossos Sanctuns;

Nós fratres e sorores da Loja Rosacruz São Paulo AMORC, abaixo identificados e assinados, cientes de nossa responsabilidade histórica na tomada de decisão para com o futuro de nossa Loja e Tradição, apresentamos nesta Carta-Manifesto, depois de análise criteriosa do contexto que nos tem sido apresentado como perspectiva de futuro, nosso posicionamento para o destino de nosso Organismo Afiliado.

Cabe ressaltar inicialmente que a Loja Rosacruz São Paulo AMORC é um dos Organismos Afiliados mais pujantes ligados à Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz (AMORC), gozando de saúde espiritual e material;

Nossa longa jornada como Local de Acolhimento Místico, Lar Espiritual dos Rosacruzes de São Paulo, e do Brasil, parte de nosso patrimônio místico-espiritual, dura quase um século e foi sempre marcada pelo Serviço altruístico de excelência.

Sabemos que a Loja é tão somente um laboratório de crescimento espiritual. A força de nossa Egrégora está amparada na dedicação e no amor que cada um de nós, membros deste augusto Organismo Afiliado da AMORC, dedicou e dedica à causa Rosacruz de Luz, Vida e Amor.

Isso tem sido assim, desde nossa fundação, e se expressa, ainda hoje, nos serviços prestados no acolhimento caloroso dedicado àqueles e àquelas que buscam em nossos portais acesso a força dos Ensinamentos de nossa amada Ordem. Isso acontece na realização de rituais sempre impecáveis e na realização de atividades culturais pautadas pela busca da excelência no Servir à humanidade.

Nossa dedicação à causa Rosacruz, materializa-se em nossas instalações, nosso patrimônio templário-simbólico, cuja arquitetura e estética foram cuidadosamente pensadas e criadas por ninguém menos que nossos próprios membros, que doaram aquilo tinham e têm de melhor de suas habilidades como artesãos e artesãs do rosacrucianismo.

Assim, nossas mãos servidoras estiveram e estão presentes em cada pintura que orna as belíssimas e inspiradoras câmaras internas e externas de nosso sagrado templo, construído tijolo por tijolo com as campanhas de doação, materializadas em encontros fraternais cuja alegria no uniu e nos une como fratres e sorores da Rosacruz.

Desta forma, cada coluna que sustenta a arquitetura de nosso majestoso e acolhedor templo, foi aqui, neste espaço, nesta Loja desenhada e aqui foi construída; assim como o foram, pedaço-por-pedaço as esfinges que guardam o átrio. Tais elementos não são apenas peças decorativas ou materiais, elas contêm e expressam, cada uma delas, uma história de amor e dedicação à causa que acreditamos, e que nos dedicamos, sendo tais elementos, pois, símbolos vivos de nossa união e de nosso amor. E mais, um templo rosacruz, na AMORC, só é consagrado quando se tem certeza que ele será definitivo. Assim, de acordo com a Tradição, nosso templo foi consagrado no dia 1º de março de 1985.Todos esses elementos compõem nosso patrimônio templário-simbólico.

Por tudo isso somos fortes e sempre, como Organismo Afiliado da AMORC, cientes de nossa grandeza, nos curvamos com o gigantismo que o faz o Cavaleiro da Rosa aos preceitos expressos na Carta Constitutiva que honramos integralmente desde o começo de nossas atividades.

Por princípio, podemos apoiar novos projetos visionários no âmbito de nossa jurisdição; assim como apoiamos nossos irmãos e irmãs martinistas, que antes de tudo são rosacruzes, porque na AMORC, não existe martinista que não o seja. Mas nosso apoio encontra freio na realidade tradicional que devemos honrar e preservar.

Assim, instados, como fomos, a nos manifestar em posicionamento sobre o futuro de nossa Loja, afirmamos e reafirmamos nosso compromisso para com os fundamentos do Rosacrucianismo da AMORC, desta forma, declaramos nosso desejo, nossa intenção e, mais que isso, nossa vontade, reavivada todas as vezes que a chama sagrada da vestal é acesa no coração de nosso templo, cujo brilho se reflete no coração do Mestre Interior de cada um de nós, pela manutenção, pela preservação de nossa integridade, de nossa identidade inalterada como Organismo Afiliado da AMORC, não temos direito a outra opção, por mais que individualmente possamos assim desejar, pois aqui, nesta Loja Rosacruz São Paulo, AMORC, o sonho Rosacruz prosperou, e prospera. Nosso papel, portanto, deve ser preservá-lo, devemos isso à memória do fundador de nossa Ordem frater Harvey Spencer Lewis, aquele que assim primeiro sonhou.

Portanto, uma vez que fomos instados a opinar como, aliás é mandatório, rejeitamos qualquer proposta ou tentativa que possa fragmentar o Jardim Interior de nossa identidade, de nossa força espiritual e material; que possa promover ruptura em nossa estrutura física, administrativa colaborativa e integrativa que confere materialidade ao sonho aqui realizado de forma coletiva.

Compreendemos a necessidade de novos projetos; compreendemos a necessidade de nossos irmãos martinistas, mas entendemos como sendo vital a manutenção das identidades distintas entre os Organismos Afiliados, que não devem coabitar nosso espaço, sob risco de perdas irreparáveis à Tradição como a compreendemos, que se expressa no vigor de nossa Loja.

Assim, afirmamos e optamos de forma intransigente pela preservação da identidade Rosacruz da Loja São Paulo, de seus corpos físico e espiritual separada de outros Organismos Afiliados da AMORC, visto termos a certeza, que nesta opção reside no alicerce que sustenta um dos pilares de nossa Ordem.

Ad Rosam per Crucem

Ad Crucem per Rosam

CRO-MAAT

Relatoria:

Adriana Roque - 336222 (ex-mestre)

Antônio Accurso Neto - 230270 P (ex-mestre)

Antônio Norberto Luciano - 44.948/P (ex-presidente da Junta Depositária)

Áurea Salgueiro Rolo - 43067/PC (ex-mestre)

Lino J. C. Rolo - 43067/PC (ex-mestre)

Luiz Eduardo V Berni 132331/8P (ex-mestre)

Rosemeire Salgueiro V. Berni - 132331/8P (ex-mestre)

Silvia Regina Tuboi - 240.839/P (ex-mestre)

Adesões à relatoria:

Jorge Moryoshi Myazato - 87118/P (ex-mestre)

Nancy Bovo Cotting - 87807P (ex-mestre)

Ângela Alvez Macedo - 239.165/ P

Silvana Marconato de Castro - 244775

Jair Araújo Rigoni - 65.060/P (ex-tesoureiro)

Danielle Menezes de Lima 320.056 (ex-presidente da Junta Depositária)

Neusa Maria Ferreira 327534. (ex-secretária da Loja)

Paulo Roberto F. Meirelles 368965 (ex-tesoureiro da Junta Depositária)

Ney Sergio Gonçalves - 83000 . (ex-mestre da Loja )

Maria Cristina Ferro Queiroz - 233364 (ex-secretária)

Luzinete da Rocha Cruz de Carvalho - 272.967

Renato Josué de Carvalho - 248.105

Selma Simões Scuro 312375 ex Secretaria da Loja

Lourdes Mesquita 251500 ex Presidente da Junta

Tania Cristina Filgueiras Cabrera - 282477 ex secretária da Loja
  1. Actualização #1 Participe da AGE, 31/08/2022 às 19h30

Criado em terça-feira, 23 de agosto de 2022

Prezados (as) apoiadores, Agradecemos por seu suporte, conclamamos a todos que estejam conosco na Assembleia Geral Extraordinário (AGE,) no dia 31/08/2022, às 19h30, em primeira chamada, e às 20h em segunda chamada. Para participar é preciso estar ativo na Grande Loja, e na Loja São Paulo. Contamos com sua participação. Avante, em defesa da Tradição!