Exigimos atendimento habitacional para as famílias da Ocupação dos Queixadas

Para: Prefeitura Municipal de Cajamar

As pessoas abaixo assinadas apoiam a demanda das famílias da Ocupação dos Queixadas, no bairro do Polvilho, Cajamar/SP, que reivindicam que a Prefeitura de Cajamar construa alguma alternativa habitacional diante da remoção forçada (despejo) previsto para acontecer após o da 31 de outubro de 2022, por entender que a população de baixa renda e vulnerável deve ter protegido o direito constitucional, humano e social à moradia digna.

São aproximadamente 100 famílias pobres que, pela necessidade, ocuparam um imóvel ocioso e fizeram dele sua comunidade e sua morada. Nesse bairro, as famílias organizaram horta comunitária para enfrentar a fome, aulas de reforço escolar para as crianças afetadas pela pandemia, biblioteca comunitária, brinquedoteca, reunião das mulheres, atividades culturais, barracão comunitário em parceria com a FAU-SP, e muitas iniciativas coletivas e auto-organizada para terem melhores condições de vida.

Não queremos que pais e mães de família, crianças e idosos, sejam jogados na rua sem qualquer alternativa de atendimento e acolhimento por parte do poder público, que é responsável pela política habitacional. Especialmente quando se trata de um município que possui um dos maiores PIB per capita do país. Ou seja, existem muitos recursos no município, que poderiam e deveriam ser utilizado para atender às necessidades dos setores mais pobres da população com políticas públicas. Além disso, vivemos um momento de grave crise econômica e social no Brasil, fazendo com que mais da metade da população viva uma realidade de fome e miséria.

Por isso, reivindicamos a construção de alguma alternativa e atendimento habitacional para estas famílias pela Prefeitura Municipal de Cajamar!