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História por direito: Demandas dos profissionais de História no Rio Grande do Norte

Para: Comunidade de Historiadores do Rio Grande do Norte

Os profissionais de História que atuam no ensino, pesquisa, museus, arquivos, assessorias a empresas e em todos os espaços que se necessitam do conhecimento histórico como base do exercício laboral e que assinam este documento apresentam uma pauta de demandas construída a partir de reivindicações consolidadas em nosso cotidiano e pela defesa da democratização do acesso às informações que proporcionam a leitura do tempo como referência fundamental para nossa atuação cidadã.

Apresentamos para uma consulta pública independente, uma pauta inicial, em que os colaboradores puderam opinar e acrescentar aspectos que considerassem relevantes. O resultado dessa consulta inicial foi apresentado à Deputada Isolda Dantas (PT), que pleiteia sua reeleição, em reunião ocorrida no dia dedicado ao historiador e à historiadora e assumido como compromisso de atuação, inclusive, como mediadora junto à Governadora Professora Fátima Bezerra.

A consulta pública coletou a opinião de 66 historiadores, profissionais em diferentes momentos de formação (estudantes de graduação, de pós-graduação e titulados com atuação na área), e espaços da carreira profissional (Escolas públicas federais, estaduais e municipais, museus, arquivos, pós-graduações, produção cultural) de 13 municípios do Rio Grande do Norte, a saber, Bom Jesus, Caicó, Campo Redondo, Ceará mirim, João Câmara, Jardim do Seridó, Macau, Olho d’agua dos Borges, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Maria, São Gonçalo do Amarante; além de contar com a colaboração externa de outros estados como São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Ceará e Paraíba, atestando a presença da diversidade na elaboração desse Manifesto.

As demandas que se seguem foram divididas em dois eixos, Educacional e História pública. No caso do primeiro, a concentração se dá mediante os interesses relacionados às instituições formais de ensino e a História. Já o segundo direciona-se aos usos públicos da História relacionado às produções culturais que têm a história como base e que circulam na sociedade, sejam a partir de espaços públicos destinados a tal fim (museus, arquivos, memoriais), seja pela livre iniciativa (coleções particulares, documentários, séries, novelas, livros etc.).

1. Educacional
a. Cursos de formação continuada para professores: a fim de integrar os profissionais da ativa às discussões mais recentes e de relacionar suas práticas a elas;
b. Programas de incentivo a aulas de campo em todas as regiões do estado: a fim de integrar os espaços de ensino extraescolar à prática docente, além de promover a valorização da cultura e dos patrimônios locais;
c. Concurso para professores;
d. Incentivo à pós-graduação com garantia de licença para os profissionais em fase de qualificação;
e. Compra de materiais didáticos;
f. Editais FAPERN para produção de materiais didáticos;
g. Ações de divulgação sobre o papel do profissional de História e de integração entre sua atuação e as demais camadas da sociedade civil.

2. História Pública
a. Acesso a equipamentos culturais: a fim de promover a democratização destes e sua maior integração à sociedade e como necessidade permanente dos profissionais de História para planejamento de aulas e/ou outras atividades;
b. Investimento no arquivo público e articulação com arquivos municipais: a fim de incentivar o recolhimento, a catalogação e a valorização das memórias locais;
c. Mapeamento de acervos e construção de redes de informações;
d. Implementação de políticas junto aos órgãos de comunicação, como canais de televisão e rádios públicas e parcerias com as de inciativa privadas, sobre produções voltadas à disseminação do conhecimento histórico (História pública);
e. Articulação dos órgãos estaduais e universidades pela preservação, conservação e acessibilidade do patrimônio cultural;
f. Implementação de políticas museais: delimitação de políticas para incentivo à construção de museus físicos e/ou virtuais ligados a grupos e/ou comunidades diversas;
g. Articulação de órgãos estaduais para incentivo ao turismo cultural: a fim de expandir a noção de turismo, notadamente no litoral potiguar, além da noção de “sol e mar”;
h. Assessoria para comunidades que queiram construir suas histórias/memórias: a fim de expandir a integração entre Universidade e sociedade civil, valorizar suas memórias e, principalmente, promover a valorização de seus espaços mais próximos;
i. Disponibilização de documentação relativa à formação dos conjuntos habitacionais, em especial da Zona Norte;
j. Construção do Museu do RN: a fim de criar um espaço centralizador e, também, difusor de práticas historicizantes do passado potiguar;
k. Incentivo às publicações acadêmicas como forma de democratizar as pesquisas históricas;
l. Concursos para historiadores em órgãos públicos;
m. Implementação de uma política para divulgação e registros históricos da arte e do artista local;
n. Construir políticas públicas para doações e/ou compras para inserção social de coleções particulares de cultura material;
o. Inclusão de historiadores nas comissões que avaliam projetos destinados a editais públicos, sempre que estes remeterem a produções de caráter histórico.

Compreendemos que vivemos um momento fundamental para o país e para o nosso estado do Rio Grande do Norte na história da sua construção com uma sociedade democrática, plural, diversa, inclusiva e mantenedora do Estado de Direito.
Como profissionais que se propõem à leitura e releitura do tempo, não podemos nos eximir de tomar um firme posicionamento nesse sentido.

Natal, 19 de agosto de 2022.

Assinam:




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