Petição Pública pela permanência das Irmãs em São Luiz Gonzaga

Para: Congregação Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria

A comunidade de São Luiz Gonzaga se vale do presente para solicitar a permanência da Congregação Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria no município, considerando a importância do trabalho social desenvolvido ao longo de quatro décadas, acredita-se que ainda existem muitas ações necessárias no município a serem desenvolvidas pelas irmãs.

Os trabalhos comunitários desenvolvidos pelas congregações católicas em São Luiz Gonzaga constituem a história de formação do município nos mais diversos segmentos, entre eles: social, saúde e educação.

Destacamos o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, o qual, atualmente é a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. O Hospital de Caridade de São Luiz Gonzaga, atualmente casa de saúde, com intervenção. O Asilo São Francisco de Paula, atual, Lar do Idoso, e o Lar Escola Nossa Senhora Conquistadora, que atende neste momento jovens de toda a região de abrangência.

A Congregação Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria iniciou suas ações em 02 de março de 1983 com o atendimento de crianças no turno inverso ao escolar, onde promoviam oficinas, aulas, e atendimento, com o encerramento do contrato e fechamento deste ciclo, a comunidade acredita que as ações das irmãs devem seguir em São Luiz Gonzaga, agora, com outros projetos, em especial, nas comunidades carentes do município.

Essa petição publica reconhece o estado laico, e que as manifestações religiosas são livres de qualquer tipo de pré-julgamento, somos livres, acreditando do mesmo modo que o trabalho social em questão está alicerçado no bem coletivo e independe de crença é acolhido por essa sociedade, pois apenas com a união será possível constituirmos uma cidade cada vez melhor.

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos o presente documento para adesão dos cidadãos, munidos de CPF, para validar nossa ação.

Nomeamos a comissão “irmãs aqui”, com página na rede social instagram e faceboock @irmasaqui como representante caso sejam necessárias mais informações.

São Luiz Gonzaga, 28 de agosto de 2022.