Pela Manutenção da Clínica-Escola de Psicologia da UFPB_Campus I
Para: Coordenação do Curso de Psicologia da UFPB
À Direção do CCHLA e à Reitoria da Universidade, a partir de uma ação da Chapa Neusa Santos
os alunos e cidadãos abaixo assinados, independente de vínculo com a Universidade Federal da Paraíba, vem diante dessa Coordenação solicitar a manutenção e reabertura dos serviços prestados pela Clínica Escola de Psicologia no Campus-I da UFPB, haja visto que se tornou conhecido, não só pela comunidade acadêmica, mas também por toda a sociedade que dela depende, que há a possibilidade de fechamento definitivo desse espaço, devendo o funcionamento passar a ser exclusivamente online.
Haja visto que essa configuração representa um dano para os acadêmicos do curso de Psicologia da UFPB que terão que exercer a imprescindível prática da escuta de forma online, prejudicando assim os diversos aspectos da escuta presencial para a formação de novos Psicólogos. E, não menos importante, um prejuízo para a comunidade de João Pessoa que perde um dos poucos ambientes de serviço de escuta psicológica prestado gratuitamente e com a segurança e qualidade que o excelente curso de Psicologia da Instituição oferece. Sendo assim, os abaixo-assinados pedem que a Coordenação discuta e reflita sobre as graves consequências (acadêmicas e sociais) que o fechamento da Clínica-Escola pode trazer, solicitando formalmente o seguinte:
- MANUTENÇÃO DA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA seja feita, garantindo:
1. A climatização do espaço, de forma adequada ao funcionamento das atividades;
2. Pintura e ambientação da clínica, visando um espaço que sirva de acolhimento e atendimento das demandas ao qual o espaço se destina;
3. A dedetização das dependências da clínica, uma vez que o desuso de 2 anos do espaço torna o espaço insalubre ao uso de seus fins, assim como pões em risco atividades como o atendimento psicológico em meio a insetos que possam por em risco a saúde de alunos, servidores e usuários;
4. E finalmente, a presença de um servidor administrativo que cumpra as funções de administrador e secretário da clínica, para que não haja sobrecarga dos professores e alunos diante da grande demanda de atendimentos, visando um gerenciamento e organização adequada dos atendimentos.
- Pedem também A REABERTURA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS com urgência, uma vez que a prática da clínica já está sendo online há dois anos, e isso gera um claro prejuízo acadêmico e social.