Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela Reconsideração da Demissão de Rui de Oliveira Domingos

Para: FUNDASP e PUC/SP

NÓS, ABAIXO ASSINADOS, ALUNOS, DOCENTES E EGRESSOS DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS GRADUADOS EM DIREITO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, HONRANDO A TRADIÇÃO DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL, MANIFESTAMOS

À PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO E
FUNDAÇÃO SÃO PAULO

IRRESIGNAÇÃO PELA DESAGRADÁVEL SURPRESA desencadeada pela notícia da dispensa imotivada e injusta do colaborador RUI DE OLIVEIRA DOMINGOS, após mais de 27 (vinte e sete) anos ininterruptos de vínculo profissional, um dos principais responsáveis pela alentada expectativa - após intenso empenho coletivo, por ele, animado e orquestrado – de conquistar o sonhado conceito positivo, junto ao MEC/CAPES, por meio do qual poderemos CONSERVAR a excelência do PEPG e, especialmente, MANTER O CURSO DE DOUTORADO, o qual periclitava, na avaliação do quadriênio anterior.

RUI DE OLIVEIRA DOMINGOS sempre foi alguém fiel aos valores e princípios institucionais, constituindo-se em autêntico propagador das melhores práticas administrativas e acadêmicas; ele foi um dos responsáveis pela estabilização dos CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO, durante a Pandemia do COVID-19, quando pôde, por suas palavras, sensibilidade e indicações, motivar muitos dos atuais 800 estudantes a não desistirem em massa do PEPG, por abandono ou trancamento. O dado quantitativo nos faz o MAIOR E MAIS REPRESENTATIVO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DE TODA A UNIVERSIDADE, mesmo com as altas constantes impostas às mensalidades.

Devemos às iniciativas do RUI DE OLIVEIRA DOMINGOS a efetivação de muitas disciplinas que, por carência de quórum, não se realizariam, impactando a tempestividade das defesas e a carga horária/remuneração dos professores; devemos às iniciativas do RUI DE OLIVEIRA DOMINGOS os expedientes de conservação das cotas de bolsas já destinadas aos estudantes da PUC/SP, no adverso contexto da política de cortes imposta às agências de fomento, à Educação e à Pesquisa; devemos às inciativas do RUI DE OLIVEIRA DOMINGOS a mestria na articulação de estudantes – bolsistas ou não – para a participação ativa junto ao PEPG, que nos garante a atualização dos dados junto à PLATAFORMA SUCUPIRA, CAPES e MEC, e, ainda, a realização dos concursos de ingresso, que jamais contou com vício ou nulidade no processo de aplicação dos exames.

A demissão de RUI DE OLIVEIRA DOMINGOS destoa do histórico de boas práticas da PUC/SP e da FUNDASP, marcado pela gestão democrática, de sensibilidade social e iluminado pela missão de ser uma Universidade Comunitária Católica que, à sirga das lições do Papa Francisco, é contrária à “cultura do descarte”.

A demissão de RUI DE OLIVEIRA DOMINGOS – no meio desse semestre – põe em risco a entrada de novos alunos, via processo seletivo agendado para outubro do presente ano, o que repercute diretamente na carga horária e a remuneração dos professores, oferta de disciplinas para o próximo semestre, e na manutenção da excelência nos serviços da Universidade, via Coordenação do PEPG, pois se contava com um reforço no efetivo, não com sua redução, notadamente, com a perda de alguém com mais de 27 (vinte e sete) anos de experiência.

A PUC-SP é a melhor universidade particular de todo o Estado de São Paulo e a segunda melhor do Brasil em razão das PESSOAS que emprestam ROSTO e SENSIBILIDADE, dentre os quais, RUI DE OLIVEIRA DOMINGOS, de modo que NÃO ACEITAMOS QUE ELE TENHA SIDO SUMARIA E INJUSTAMENTE DESCARTADO, PUNIDO com a pena máxima em uma organização, ao tempo em que por iniciativas que protagonizou, orquestrou as energias necessárias para o feito que fosse possível alentarmos – com muito trabalho coletivo – o esperado conceito positivo, junto ao MEC/CAPES.

Desse modo, nós, Comunidade Acadêmica, que a esta subscrevemos, respeitosamente, rogamos pela reconsideração da decisão, reversão imediata da demissão injusta e imotivada de RUI DE OLIVEIRA DOMINGOS e, por sua recondução às funções, até então desempenhadas.

São Paulo, 06 de setembro de 2022.

  1. Actualização #2 Conquistamos as 400 assinaturas

    Criado em quinta-feira, 8 de setembro de 2022

    Amigas e Amigos, com alegria, informamos que chegamos às 400 assinaturas!!! Estamos, enquanto amigos do Rui e do PEPG em Direito da PUC, muito contentes com a adesão das professoras e professores do programa, dos funcionários e dos discentes-de-sempre, dispersos pelas cinco regiões do país, porém UNIDOS em prol do RESPEITO, da DIGNIDADE e da JUSTIÇA! Nosso grupo inicia, hoje, uma nova etapa: a do diálogo institucional. Buscaremos, de modo democrático, transparente e ordeiro as autoridades acadêmicas para que possamos expor a nossa Causa e a significativa adesão com que contamos. Estamos confiantes que a PUC/SP não faltará à tradição da gestão democrática e de diálogo, que lhe alçaram à condição de celeiro das grandes Ideias e debates do País! Avançamos confiantes: pelo RUI, pelo PEPG, pela HISTÓRIA que nos UNE no pensamento e, sobretudo, no coração!

  2. Actualização #1 Rumo às 300 assinaturas

    Criado em quarta-feira, 7 de setembro de 2022

    Amigas e Amigos, com alegria informamos que - em menos de 24h e em meio a um feriado - já contamos com 294 assinaturas, de todas as regiões do País, entre alunos, docentes, egressos e funcionários da PUC e FUNDASP. Contamos com todas e todos para que impulsionemos a nossa Causa. Muitos colegas estão publicando no insta mensagens de apoio ao Rui, apondo o link da manifestação e marcando os perfis do Rui, da PUC e da Fundação São Paulo. Essa medida contribui para que a nossa mensagem ecoe e a nossa utopia se realize! Seguimos Confiantes e Unidos!





Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 06 setembro 2022
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
541 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar