"Manifesto médico em defesa do direito a saúde de qualidade para todos os cidadãos do Estado Democrático de Direito da República Federativa do Brasil"

Para: Médicos e médicas do Brasil.

Hoje infelizmente observamos o caminho que foi percorrido para notável piora da qualidade da formação médica, devido a abertura desenfreada de faculdades de medicina, sem condições mínimas para a formação de profissionais de qualidade.
Muito se deve ao aumento indiscriminado dessas faculdades.
O número de faculdades médicas mais que dobrou desde 2010, passando de 181 para 376 instituições, tornando o Brasil o 2° pais com mais faculdades de medicina no mundo, acima até mesmo da China que tem mais de 1,4 bi de habitantes, Estados Unidos e Indonésia também com população superior a do Brasil.
Destas, 312 (83%) não atendem a pelo menos um dos três parâmetros mínimos para os processos de ensino e de aprendizagem.
Acordos entre instituições privadas que são mantidas através de fortunas, após a abertura dessas tais vagas, sem compromisso com a formação, não cumprindo o papel de ajuda nos grandes centros e piorando ainda mais nos rincões do nosso país que possuem menos fiscalização.
Todo esse processo torna a população mais pobre mais vulnerável, que além de sofrerem as consequências acima citadas, ainda sofrem por serem privados da assistência de bons médicos que estão impedidos de exercer a livre medicina, além de muitos destes terem sido demitidos e substituídos por médicos estrangeiros, que foram trazidos na promessa de atender populações com déficit de cuidados médicos ou em locais remotos.
No entanto, na prática, levaram a demissão desses médicos dedicados, principalmente na atenção primária, com incentivo federal e de suas diretrizes formuladas pelo Partido dos Trabalhadores. Pois muitos municípios, em todo o âmbito nacional, que não estavam afastados de grandes centros, nem com déficit de médico per capta da população, e portanto não se enquadravam no perfil proposto, receberam médicos estrangeiros às custas da demissão bons profissionais e não da ocupação de vagas em áreas deficitárias. Ações ocorridas durante os governos de Lula e Dilma - "PT Partido dos trabalhadores".
A censura do livre exercício da medicina, ocorrem das mais variadas formas e muitos profissionais acabam perdendo seus empregos como consequência de não seguiam ordens impostas
É dramático o que os bons médicos e bons funcionários da saúde passam diariamente.
Por esse motivo, não declaramos nosso apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva.
Devido a ameaça a saúde de qualidade, ameaça a economia e a nossa democracia, visto seu sólido vínculo e ausência de crítica a ditadores na América Latina e no restante do mundo.
Esse é um manifesto pró-vida, pró-saúde, pró-democracia e contra desvios de recursos públicos na área da saúde, onde estão aqueles que mais necessitam da garantia de seus direitos fundamentais de equidade, integralidade e universalidade.