ESTUDO DE VIABILIDADE DE ESTRADA DE PAUINI-AM À BOCA DO ACRE-AM

Para: DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS DO AMAZONAS, VEREADORES DE PAUINI, GOVERNADOR ESTADO DO AMAZONAS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PREFEITO DE PAUINI, PREFEITO DE BOCA DO ACRE.

Integração Pauini-AM/Boca do Acre-AM

Como já sabemos estamos confinados a desesperança de uma possível estrada ligando Pauini a Boca do Acre (cidade vizinha mais próxima).

Diante dos únicos meios de transportes existentes (FLUVIAL; barco/balsa e lancha expresso, e AÉREO; sem previsão definida de voos, quando surge somente fretado. E com o advento de serem voos clandestinos em razão da pista está irregular pelo órgão regulador nacional)
As modalidades de transportes existentes hoje são insuficientes para atender as reais necessidades de Pauini.

Em consequência da pouca disponibilidade de transporte vêm os agravantes; que são muitos, implicando na escala progressiva de alto custo de tudo que dependem da exportação a qual a cidade é dependente.

Em se tratando de viagem para sair da cidade.
Com exceção de transporte custeado pela prefeitura (via TFD previsto em Lei). Fora isso, se precisar, tem que pagar! (a viagem fluvial comercial mais rápida custa R$200,00 com duração no verão em média 12h, de Pauini a Boca do Acre)
Tem ainda o desconforto e a demora devido a grande distância e os riscos das embarcações atingirem paus e os bancos de área e outros obstáculos devido à seca do rio.

A intenção aqui não é falar mal do tipo do transporte que Pauini possui, ou tão somente expor os pontos negativos desses transportes querendo se desfazer deles, até porque se não fosse eles invés de falarmos das DIFICULDADES de sair ou de chegar em Pauini, estaríamos lamentando por não existir ao menos 1 (uma) sequer alternativas. Mas antes que ocorra de ter alguns buscando polêmica querendo dizer ou induzir que estou desprestigiando os trabalhadores e empresários que mantém sua subsistência e fonte de renda por meio dessa prestação de serviço, JÁ REAFIRMO, Pauini deve agradecer estes empresários e trabalhadores, pois todo abastecimento e desenvolvimento da cidade vem EXCLUSIVAMENTE através dessa modalidade de transporte.

Porém, todavia, eles nos dias atuais já são suficientes, diante do mundo globalizado. O mundo já dispõe de tecnologias capaz de reduzir grandemente o atual estágio de isolamento terrestre a que Pauini é submetido.

Recentemente foi-se investido 12 ou 9 milhões (??) na reforma do pista de pouso "aeroportos de Pauini" a obra está em andamento. E com ela uma esperança de que a pista seja regulamentada nacionalmente e assim sendo seriam possíveis os esperados voos comerciais periódicos. Ocorrendo a regulamentação da pista, há uma real possibilidade de se ter concorrência de empresas de táxi aéreo, atuando na cidade. Por enquanto é um sonho em percurso. Na circunstância de o aeroporto seja legalizado melhoraria significativamente o fluxo de pessoas e produtos na cidade, mas o avião por se tratar de um meio de transporte não muito acessível, beneficiária os com poder aquisitivo maior. Mas ainda sim a cidade estaria isolada por via terrestre, o meio de transporte mais acessível (barato).

Ultimamente venho me questionando. Mas e a estrada? Pq é um assunto pouco explorado, o povo de Pauini é conformado em não tê-la e está tudo bem? Será q não tá no momento de desejar e fazermos algo mesmo q pequeno para caminharmos rumo a essa estrada? Por exemplo os moradores de Pauini deveria ter ao menos as seguintes respostas.

A estrada É IMPOSSIVEL, por qual motivo?
Se é possível, qual valor investimento estimado seria necessário para inicia-la?
Qual seria o ponto de partida? Teórico e prático.
Quais serão os maiores dificuldades para efetiva-la?

Diante dessas e outras perguntas, eu já estou fazendo minha parte em estimular a nós Pauinienses e todos as pessoas q assim como eu desejar essa integração terrestre, iniciemos um ponto de partida.

Um Abaixo assinado, solicitando cooperação das 3 (três) esferas administravas. Para realizar Estudo por profissionais especializados, para identificar a viabilidade da Estrada ligando Pauini a Boca do Acre.

No documento em formato de Abaixo Assinado, eu apresento detalhadamente argumentos e justificativa para que seja tomada este ponto de Partida, Realizando Estudo de viabilidade, com o objetivo de chegamos às respostas;
O que precisaria ser feito e quais as cifras de investimentos seria necessário? Quais áreas, quais as concessões precisaríamos ter, etc.