Arteterapeutas pela Democracia

Para: Arteterapeutas que apoiam a democracia e apoiadores de uma arteterapia crítica

Carta aberta de arteterapeutas em defesa da democracia

Somos um coletivo de arteterapeutas independentes que tem refletido acerca do nosso papel na sociedade neste momento. Como profissionais que têm a função de contribuir para o cuidado da saúde mental através da arte, da criatividade e das diversas manifestações culturais, vimos a público nos posicionar.

A arteterapia, enquanto saber e prática inseridos no campo da atenção psicossocial, está comprometida com a saúde humana e a valorização da vida. Compreendemos que o trabalho de estímulo à criatividade possibilita auxiliar os indivíduos a se tornarem agentes criadores que reconheçam a dimensão de sua própria potência e que possam lidar e elaborar confrontos e embates da vida cotidiana.

Para que isso ocorra, é importante que os direitos e a proteção à cidadania sejam garantidos e preservados.
É imprescindível que seja oferecida à sociedade a nutrição dessas potencialidades criativas através de espaços comunitários, permitindo a democratização de possibilidades que visem o bem estar de todos.

Nos últimos quatro anos não foi isso que vimos. No (des)governo de Bolsonaro, vivenciamos diversos retrocessos, tais como o esfacelamento do SUS; os cortes no orçamento que desmontaram programas de saúde mental ligados à atenção primária, destinando verbas para o tratamento de dependentes químicos às comunidades terapêuticas aliadas às igrejas; o descaso com as pessoas que morreram por COVID-19; a postura negacionista com a vacina e o estímulo aos tratamentos precoces sem nenhuma comprovação científica, culminando em uma tentativa de descredibilizar a Ciência e o SUS; a maneira desrespeitosa com que tratou as questões de gênero, as étnico-raciais e as desigualdades sociais; o desprezo com a preservação do meio ambiente; a falta de reconhecimento da relevância de Dra. Nise da Silveira na luta antimanicomial; a promoção e o estímulo às diversas formas de violência; a facilitação ao acesso às armas; a exaltação da tortura, do machismo, da homofobia, da lgbtfobia, do racismo e do preconceito regional e contra os povos originários; o desrespeito com as infâncias, as juventudes e as mulheres; a desatenção com o aumento considerável do feminicídio e do estupro; a disseminação de fakenews; o desmonte do Ministério da Cultura; a banalização da preservação da vida e da destruição de reputações, mesmo daquelas pessoas que foram mortas; as quebras constantes de decoro; o apoio às milícias, entre outras infindáveis violações dos direitos humanos.

Portanto, nós, arteterapeutas, declaramos nosso apoio à DEMOCRACIA e em defesa da SAÚDE, da CULTURA, da ARTE, da EDUCAÇÃO, da VIDA e da CIDADANIA, votamos em Lula para presidente nas eleições de 2022.

Coletivo de Arteterapeutas pela Democracia
21 de Outubro de 2022