BÚZIOS - 2022. Por menos barulho e por mais respeito aos outros!

Para: PREFEITURA MUNICIPAL DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS - RJ. Brasil

Búzios - Abaixo-assinado, 2022: por menos barulho e por mais respeito aos outros!

Nós, Abaixo-Assinados: através deste instrumento legal vimos nos manifestar como moradores e/ou comerciantes de Búzios. Ante o excesso de barulho emitido por aparelhos sonoros de alguns estabelecimentos comerciais, notadamente no Centro de Búzios - que NÃO respeitam quaisquer limites - em relação aos incômodos causado pelos ruídos emitidos acima dos decibéis suportáveis pelos ouvidos humanos.

Tal situação somente contribui para a degradação da Cidade de Búzios, causando desconforto não somente a moradores, mas também, aos turistas que reclamam constantemente desse “comportamento” abusivo praticado pelos responsáveis por esses estabelecimentos.

Notoriamente, é bastante audível e/ou visível tal falta de respeito. Assim como a absoluta - falta de fiscalização por parte das autoridades – no sentido de coibir ao uso e abuso do som altíssimo e fora dos padrões estabelecidos por lei. As vezes, impedindo até mesmos, que os estabelecimentos vizinhos façam um atendimento adequado aos seus frequentadores.

Não somos contra quaisquer tipos de música ou de aparelho sonoro em quaisquer ambientes privados. Mas, que sejam (insonorizados) com adequado isolamento acústico, para não incomodar aos moradores, aos clientes e empregados dos outros estabelecimentos em torno.

Antes de tudo, os turistas que se deslocam de várias partes do Brasil e mundo para visitar Búzios, vem em busca de bom atendimento, praias limpas e paz. Como peculiar polo turístico, a Cidade de Búzios tem o dever de oferecer tudo isso e algo mais: que é o conforto com um pouco de silêncio, tranquilidade e segurança no sentido de uma convivência pacífica e mais civilizada.

No ensejo da divulgação da “Carta de Ruídos da Cidade de Búzios” que foi proposta no II Seminário de Meio Ambiente realizado pela OAB/Búzios, em Junho de 2022. Evidentemente, que nos solidarizamos com esta oportuna iniciativa, contando com as devidas providências e ações práticas dos órgãos e/ou autoridades constituídas para tal tarefa.

Por conseguinte, que a Prefeitura de Armação de Búzios ponha em prática as devidas providências no sentido de coibir tais abusos. Estabelecendo os limites sonoros dentro dos parâmetros garantidos pela legislação vigente.

Se é que, desejamos realmente avançar no sentido da melhoria da nossa qualidade de vida, e em direção a uma atividade turística economicamente sustentável, beneficiando à todos que desejam uma boa convivência nesta bela Cidade.

Armação dos Búzios- RJ, Brasil. 07 de Novembro de 2022