Solicitamos aplicação efetiva da PNPIC em Indaiatuba

Para: Prefeito do Município de Indaiatuba, sr. Nílson Gaspar

Nós, terapeuta integrativos e habitantes usuários do SUS de Indaiatuba, solicitamos a aplicação efetiva da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) da nossa cidade.

A PNPIC foi instituída no Brasil por meio da Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006. Ela visa "prevenção de agravos e promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção primária para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde".

Desde então, essa portaria já recebeu duas atualizações e hoje contempla 29 técnicas que colaboram com a prevenção de doença e restabelecimento da saúde, a saber: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, yoga, aromaterapia, apiterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais.

O principal objetivo da PNPIC é "o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração entre o modelo convencional de cuidado – de racionalidades – e um olhar e uma atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado".

Nós, terapeutas integrativos e habitantes usuários do SUS dede Indaiatuba, sabemos que essa portaria não está em vigor no nosso município. Por isso estamos organizando este abaixo-assinado para dar apoio ao pleito, dando maior visibilidade, respeito e credibilidade, demonstrando na prática essas técnicas importantes para a promoção da saúde aos habitantes da nossa cidade e o atual governo municipal.

Nós, terapeutas integrativos, sabemos o quanto o nosso trabalho é sério, o quanto os nossos estudos são caros, o quanto abnegamos das nossas vidas para atender o nosso chamado e precisamos ter apoio formal para que nosso trabalho deixe de ser visto como folclore e comece a ser reconhecido como ciência.

Se o governo federal já reconheceu os efeitos benéficos das Terapias Integrativas no SUS é justo que os munícipes desta cidade conheçam e também as tenham disponíveis como métodos de prevenção de doenças e promoção de bem estar dos doentes da cidades, por isso contamos com o apoio do governo municipal de Indaiatuba.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnpic