Em prol do Corredor Cultural e suas manifestações
Para: Excelentíssimo Senhor Prefeito Humberto Souto
Nós, moradores, comerciantes, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, empresários, profissionais liberais, artistas, trabalhadores, cidadãs e cidadãos montesclarenses, preocupados com a arte, o turismo, a cultura e suas manifestações na nossa amada Montes Claros, respeitosamente, nos dirigimos à Prefeitura Municipal de Montes Claros, então direcionada pelo Excelentíssimo Senhor Prefeito Humberto Souto, por meio deste abaixo-assinado, em defesa do Corredor Cultural. Manifestamos profunda preocupação diante da grave situação em que se encontra um dos locais mais pujantes e ricos culturalmente do nosso município.
Grupos políticos têm colocado em risco todo o trabalho desenvolvido pela iniciativa privada da região, sendo essa grande idealizadora e promotora de ações de urbanização, segurança, lazer e turismo contemplativas àquela área da cidade. Vale ressaltar que, através do Corredor Cultural e de sua exploração legítima pelos moradores da cidade, empregos são gerados direta e indiretamente. A sua existência possibilita a criação de feiras de diversas naturezas, onde nossa cultura e ancestralidade são incentivadas através de debates e da própria experiência que as pessoas obtêm no Centro Histórico.
As ameaças, o boicote e as difamações têm afetado não só nosso valioso espaço cultural e patrimonial, mas a comunidade montesclarense como um todo, independentemente das suas escolhas políticas, partidárias e/ou ideológicas. Esse conjunto de fatores difíceis têm chegado aos empreendimentos que resistem na área, que incentivam o comércio e geram renda através dos seus eventos socioculturais, artísticos e, muitas vezes, beneficentes.
Se concretizado o encerramento das atividades dos três estabelecimentos alvos das perseguições, famílias inteiras serão afetadas. Existem centenas de pessoas direta e indiretamente ligadas aos empenhos promovidos por essas casas, que, além de gerar empregos, colaboram para o trabalho de músicos e artistas diversos de Montes Claros e região. Recebemos turistas diariamente, ofertando a eles um pouco do abraço caloroso que só a nossa cidade sabe dar. Neste momento, já se observa forte queda na movimentação dos estabelecimentos, resultante das frequentes falsas denúncias de irregularidades e de perturbação, em parte provocadas pela consequente intimidação da Polícia Militar.
Por conta disso, os abaixo assinados vêm solicitar ao senhor para que seja feita amplo trabalho de conscientização por parte da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, tendo como público alvo os nossos cidadãos de Montes Claros, a fim de ilustrar a importância do Centro Histórico de Montes Claros, do Corredor Cultural, suas manifestações e o cumprimento das Diretrizes da Cultura do nosso município.
O Centro Histórico representa o berço da nossa cidade. O Corredor Cultural é o coração de Montes Claros. Conclamamos ao Excelentíssimo Prefeito que reverta esse quadro inaceitável de perseguição e ignorância absurdos, dando reconhecimento e celebrando a nossa própria história, através desse ato de grandeza e generosidade que a nossa Secretaria de Cultura poderá empreender.