Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Somos todos dra Cristina!

Para: Ao prefeito de Armação dos Búzios Sr. Alexandre Martins, ao secretário municipal de saúde Sr. Leonidas Heringer, aos vereadores da cidade e ao Conselho Municipal de Saúde

Abaixo-assinado em favor da permanência da Drª Cristina Reis, médica de família e comunidade, preceptora da Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), alocada na Clínica da Família Olavo da Costa situada na Rua da Flores s/nº, Vila Verde, no município de Armação dos Búzios (RJ).
No ano de 2020, o município de Armação de Búzios foi pioneiro em aderir ao Projeto de Interiorização e Valorização do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, uma parceria da Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e a UERJ para contribuir com a qualificação da assistência e cuidado em saúde nas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. No mesmo ano, atuando durante a pandemia de COVID-19, torna-se referência para a população atendida pela unidade e, já em 2021, suas ações são reconhecidas pelo Conselho Regional de Medicina do RJ, alcançando o 2º lugar do Prêmio Professor Ricardo Cruz dessa entidade.
Nós, sociedade civil, movimentos sociais, organizações Quilombolas, moradores dos territórios da Vila Verde e do Cruzeiro, pacientes da Drª Cristina abaixo-assinados declaramos ao prefeito Sr. Alexandre Martins, ao secretário de Saúde Sr. Leonidas Heringer, aos vereadores imbuídos de nos representar na Câmara de Vereadores desta Cidade e ao Conselho Municipal de Saúde, a nossa enorme indignação pelo afastamento repentino desta servidora que, desde 2020, desenvolve um atendimento específico para esta população que agrega, dentre outros, dois importantes quilombos nesta cidade portanto, um grande número de negros e quilombolas e não quilombolas por auto declaração. Sabemos que, a política nacional de saúde quilombola legitima e reconhece as necessidades desta parcela da população e deve prever ações e iniciativas presentes no atendimento humanizado e ético proposto por toda equipe dirigida por Drª Cristina. Uma mulher negra, que compreende e se identifica com as questões étnicas, que precisam ser analisadas sensivelmente, pois em um país preconceituoso como o Brasil, podem ampliar os problemas de saúde física e emocional desses pacientes. Infelizmente, a Drª Cristina foi demitida no mês da Consciência Negra, após participar de palestras esclarecedoras sobre a saúde do povo negro, recebendo muitos agradecimentos pelo seu trabalho na Clínica da Família Olavo da Costa. Esperamos que essa atitude questionável seja revista o mais rápido possível, já que a população, dentro dessa gestão que se consagra participativa, deva ser ouvida. Todos nós estamos nos sentindo desrespeitados e aguardamos uma maior atenção por parte de todos os responsáveis por esta injustiça. Portanto, FICA DOUTORA CRISTINA!




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
545 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar