Liberação de Mestrado e Doutorado, Semi Presencial e EaD.

Para: Ministerio da Educação

Haja vista a necessidade e grande crescimento na procura por cursos Stricto Sensu no Brasil, reforça que se faz necessário a liberação da modalidade urgentemente.

No Brasil, o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu a distância foi reconhecido pelo MEC em 1995 e, desde então, a oferta de mestrados e doutorados EAD vem crescendo.

Atualmente, é possível encontrar cursos de mestrado e doutorado a distância em instituições públicas e particulares, sendo que algumas mantêm convênio com universidades no exterior.
O que já é absurda a situação de depender de países a fora para fazer o Stricto Sensu no Brasil, se faz necessário evoluir imediatamente, pois o EaD já é uma realidade que só tende a crescer.

O órgão responsável por avaliar e promover a pós-graduação stricto sensu no Brasil é a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma fundação do Ministério da Educação (MEC). A Capes tem uma área específica para tratar de cursos EAD, a Diretoria de Educação a Distância (DED).

De acordo com o MEC, os programas de pós-graduação stricto sensu a distância precisam cumprir o mesmo programa e legislação dos cursos de mestrado e doutorado presenciais. Além disso:

A instituição deve ter autorização do MEC para oferecer pós stricto sensu a distância.
O curso de pós-graduação stricto sensu EAD precisa ter seu programa de ensino autorizado pela Capes e comprovar a existência de grupo de pesquisa na mesma área de conhecimento.
Os cursos devem incluir, obrigatoriamente, atividades e provas presenciais.
Os exames de qualificação devem ser presenciais.
As defesas de dissertação ou tese devem ser presenciais, e a banca examinadora deve incluir pelo menos um professor que não pertença ao quadro da instituição responsável pelo programa.(deve ser modificado).

Isso precisa ser mudado e para que a área tenha sua evolução neste sentido atendida, não se pode atualmente deixar que somente as instituições públicas sejam únicas a serem disponibilizados este tipo de curso e sim uma abrangência maior em virtudes de grandes instituições privadas renomadas, que seja autorizado que Instituições privadas possam oferecer aos interessados, caso o nobre Capes esteja aglomerado neste quesito, que se faça a distribuição dos serviços a setores responsáveis.

Brasil precisa evoluir e sair a frente com destaques a nível Mundial, temos condições para essa necessidade.