Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Carta à Escola Municipal Estácio e Sá

Para: Direção e coordenação da Escola Municipal Estácio de Sá

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2022.


À
Direção e coordenação da Escola Municipal Estácio de Sá
Att.: Sras. Solange, Patrícia e Luana
Ref.: Sugestões e Críticas


Prezadas Solange, Patrícia e Luana,


As mães e pais da EM Estácio de Sá, no final de 2022, discutiram algumas questões acerca da expectativa de todos em aprimorar a qualidade da comunicação e a organização do cronograma escolar, que possivelmente prejudicam o aprendizado discente e o alcance da informação, como todos esperávamos.

Por isso, gostaríamos de apresentar a essa direção alguns problemas pontuais e algumas propostas de solução para cada uma dessas questões, a fim de buscar providências para esse novo ano de 2023.

A seguir, as ideias foram expostas em tópicos para facilitar a colaboração coletiva e objetivar a discussão e análise de cada uma delas, bem como da viabilidade das soluções sugeridas.

_________________________

*** Questões/Críticas ***
..................................................

1. Aprimorar a comunicação:

. Informações e avisos passados em cima da hora.

. Falta de um canal oficial eficiente de comunicação e troca entre pais e escola.

. Emails que não são lidos e só um telefone que frequentemente não funciona.

*** Sugestões de Melhoria ***
..................................................

Além de permitir a troca de ideias entre comunidade e escola, é muito importante que a comunicação de assuntos seja transmitida ao grupo de pais de forma organizada, eficiente e, principalmente, antecipada.

Nesse sentido, como sugestão, podemos adotar alguma ferramenta ou plataforma capaz de centralizar o fluxo de informações e unificar o diálogo, como murais, quadro de avisos, intranet, etc, soluções digitais, online. Um exemplo de ferramenta simples de usar para criação de um mural de avisos: padlet.com. Outras opções podem ser grupos ou perfis exclusivos por turma.

Reuniões periódicas também são muito úteis para essa integração, bem como as confraternizações.

Manter os grupos de zap fechados apenas para envio dos comunicados. Mas providenciar um canal para dúvidas e trocas. Existem ainda os chats de mensagens do próprio email, google, as redes sociais, onde se pode criar grupos fechados e segmentados e etc.

O email também é uma solução técnica e prática, relativamente simples de implementar, porque não demanda conhecimentos profundos do mundo digital. Os representantes de turma podem se encarregar de encaminhar à coordenação uma listagem com os emails dos pais/responsáveis. Basta algumas horas para a secretaria da escola criar essas listas com os emails por turma, e toda vez que tiver um comunicado oficial podem ser disparados para todos em questão de minutos.
_________________________


*** Questões/Críticas ***
.................................................

2. Alinhamento entre cronograma e o calendário da prefeitura.

*** Sugestões de Melhoria ***
..................................................

Organização do cronograma de trabalho ao longo do ano, destacando provas, eventos, inscrições, etc, prazos e limites de cada etapa e passado para os pais com antecedência.

Comunicados prévios podem ser enviados por email com as alterações do calendário. Ou colocados num mural/quadro de avisos digital. (ex: padlet)
_________________________


*** Questões/Críticas ***
.................................................

3. Falta e troca de professores, sem prévio aviso.

4. Alteração da grade de horários.

*** Sugestões de Melhoria ***
..................................................

. Imprevistos acontecem e muitas vezes não prevemos uma doença ou qualquer outra emergência. Porém, em casos possíveis, que seja avisado com uma antecedência mínima para podermos nos programar nas eventuais faltas e alteração nos horários de saída, por exemplo.

. Repassar a grade de horários toda vez que houver alteração.
_________________________


*** Questões/Críticas ***
.................................................

5. Falta de orientação e conteúdo programático a serem estudados em casa e para as provas.
Muitos professores limitam-se às apostilas entregues no início do ano. Se o livro fica na escola, como orientar os alunos nos estudos em casa?

*** Sugestões de Melhoria ***
..................................................

. Divulgação bimestral do conteúdo programático e bibliografia sobre as matérias e disciplinas estudadas em sala.

. Indicação de livros paradidáticos.
________________________


*** Questões/Críticas ***
.................................................

6. Falta de informação sobre o cardápio nutricional semanalmente.

*** Sugestões de Melhoria ***
..................................................

Disponibilizar semanalmente por email, ou qq outro meio digital que decidam utilizar, semanalmente o cardápio das crianças.
_________________________


*** Questões/Críticas ***
.................................................

7. Falta de conhecimento sobre o projeto pedagógico anual.

*** Sugestões de Melhoria ***
..................................................

Execução de um Planejamento pedagógico anual, com acompanhamento bimestral. Explanação desse projeto para os pais no começo e no decorrer do ano nas reuniões.
_________________________


*** Questões/Críticas ***
.................................................

8. Mais atividades extra-curriculares.

9. Ausência de festas folclóricas, eventos, feiras culturais, rodas de leitura, apresentações de teatro etc.

*** Sugestões de Melhoria ***
..................................................

. Promover passeios externos e atividades extracurriculares, como visitas a museus e centros culturais da cidade, entre outros. Não tendo recursos da SME, buscar com a comunidade escolar estratégias de passeios, entendendo que pedagogicamente é de vital importância para o desenvolvimento do educando e para o exercício da cidadania, preceitos previstos na LDB.

. Realização de atividades culturais entendendo que tudo isso faz parte da educação e formação dos alunos.

. Tentar parcerias com o exército para explorar mais o entorno da escola, que tem muitos recursos e um espaço maravilhoso.
_________________________


*** Questões/Críticas ***
.............................................

10. Recreio + hora do almoço junto.

*** Sugestões de Melhoria ***
..................................................

Separar a hora do recreio e almoço.
_________________________


*** Questões/Críticas ***
..................................................

11. Registro incompleto das agendas. Por ex. não assinalam que o aluno brigou, apanhou, bateu...

*** Sugestões de Melhoria ***
..................................................

Ampliar e melhorar o uso das agendas.
_________________________


Essas observações têm por objetivo propor uma melhor interação entre pais e escola.

Os signatários desta correspondência acreditam que a EMSA tem condições de oferecer uma comunicação mais eficiente e melhorar os problemas apontados.

Portanto, requer que sejam tomadas as medidas necessárias à adequação da realidade da escola e metas da Coordenação, que, com certeza, convergem com os anseios de todos os pais e mães que aderiram a esta carta.

Em tempo, os responsáveis pelos alunos da EMSA (de forma geral, não apenas os representantes de turmas) estão à disposição para uma reunião e discussão das soluções propostas, e para a apresentação pela coordenação/direção das providências que serão tomadas.

Agradecemos, antecipadamente, a atenção e contamos com vv. esforços na solução desses problemas.


Cordialmente,




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 12 janeiro 2023
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
46 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar