Criação da Praça e Pranchário José Henrique Teixeira (Zulu)

Para: Exmo. Sr. Vereador Junior / Câmara Municipal de Ubatuba

É com grande pesar que nos despedimos do surfista José Henrique Teixeira, carinhosamente conhecido como Zulu, um ícone do surfe que faleceu no dia 15 de janeiro de 2023, aos 61 anos, enquanto surfava na Praia Grande, Ubatuba.

Nascido no dia 25 de maio de 1961, José Henrique frequentava as praias de Ubatuba desde criança, onde passava as férias com sua família. Encantado pelas propriedades medicinais das areias do Itaguá (que até então era praia própria para banhistas), seu pai, Washington Teixeira, construiu uma casa para a família neste bairro, que posteriormente seria de seu filho José Henrique.

Enquanto ainda jovem, na década de 80, José Henrique adoeceu e decidiu adotar um estilo de vida saudável, com boa alimentação e prática de esportes. Foi quando conheceu o surfe, que desde então passou a ser a sua verdadeira paixão!

Na época ainda não havia tantos surfistas no Litoral Norte e o Zulu já incentivava todos a praticarem o esporte, inclusive ensinando muitas pessoas a surfar. Estabeleceu parceria com a renomada marca fabricante de pranchas WetWorks, do Rio de Janeiro, e passou a encomendar pranchas para os amigos sempre orientando o melhor shape, tamanho e modelo.

Sua paixão pelas ondas era evidente em seu estilo de vida e em suas conversas, que sempre giravam em torno do surfe. E como um verdadeiro amante do esporte, sempre se dedicou a aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Praticava todos os tipos de surfe: stand-up, longboard e pranchinha, além de ser um exímio nadador.

Zulu sempre buscou as melhores ondas com muita alegria e descontração, alegrando o ambiente com sua energia positiva, seu sorriso fácil e sua paixão pelas ondas. Seu espírito livre e aventureiro era contagiante e divertia todos ao seu redor. Realizou viagens de surfe nacionais e internacionais, mas sempre dizia que não existia nada igual a Ubatuba, em especial a Praia Grande.

Participou de diversos campeonatos de surfe na cidade de Ubatuba, alguns promovidos por taubateanos, outros pelos moradores locais, participando também de programas de esportes em rádios e TV da região. Inclusive, trabalhou na rádio 93,5 FM, do seu amigo Paolicchi, onde passava a previsão das ondas num programa chamado Action Express.

Seu local preferido em Ubatuba era o ponto entre os quiosques Patropi e Kaiambá, pois dizia ser o local perfeito para observar as ondulações. Frequentou assiduamente esse local por décadas, que ficou conhecido entre os surfistas da região como o “Pico do Zulu”.

Quando não estava na água, estava sempre ali sorridente, conversando com outros surfistas e moradores locais, ou abria o porta-malas de seu carro e trabalhava vendendo seguros (“meu escritório é na praia”, dizia).

Fazia parte de inúmeros grupos de surf como “Zero Hora Brothers”, “Surf Taubaté das Antigas”, etc. Era conhecido pelos principais surfistas da Praia Grande: Isaías, Camburino, Bino, Saulo, Sérgio Assai, Gustavo Cálice, Carlinhos Roberto, Paulo Madeira, dentre outros.

A notícia de sua morte abalou profundamente todos os familiares e amigos de Ubatuba, Taubaté e demais cidades do Vale do Paraíba, principalmente aqueles que frequentavam a Praia Grande.

Zulu deixa uma lacuna difícil de ser preenchida, não só pelo seu talento como surfista, mas também pela sua personalidade única e contagiante. Sua partida é uma grande perda para o surfe e para todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

Zulu será sempre lembrado com carinho e saudades pelos amigos e familiares, e sua memória continuará viva em nossos corações e nas ondas que ele tanto amava.

Ademais, com o seu falecimento, dois grupos de surfistas se mobilizaram para organizar uma homenagem. Após muitas conversas, houve um consenso de ideias para transformar o espaço entre os dois quiosques (Patropi e Kaiambá) em uma praça e também instalar um pranchário, ambos com o seu nome, José Henrique Teixeira (Zulu).

Portanto, gostaríamos de solicitar o apoio para a criação de legislação competente para implantação das ações acima sugeridas, como forma de agradecimento por tudo o que este cidadão, José Henrique Teixeira, trouxe para o mundo do surfe e para as nossas vidas.

Esperamos contar com o apoio da Câmara Municipal de Ubatuba para esta autorização de oficializarmos o “Pico do Zulu”.

Ubatuba, 24 de fevereiro de 2023