Reajuste salarial dos Agentes de Pesquisa e Mapeamento

Para: Direção da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e Ministério do Planejamento e Orçamento

Os Agentes de Pesquisa e Mapeamento (APM), servidores temporários do IBGE, vêm por meio deste abaixo-assinado reiterar a proposta de reajuste salarial aprovada pelo Conselho Diretor do IBGE.
Os APMs são mais de 50% da mão de obra da instituição e trabalham diretamente na atividade-fim, ou seja, coleta dos dados estatísticos. É importante salientar que os APMs estão com o salário congelado desde 2016, gerando grande defasagem salarial.
Desta forma, solicitamos com urgência que a Direção do IBGE encaminhe o pedido de orçamento complementar ao Ministério do Planejamento e Orçamento para reajustar o salário do cargo para R$ 2.455,00, conforme proposta aprovada e solicitamos que o Ministério do Planejamento e Orçamento atenda a esse pedido.
Os APMs vão em cada cantinho desse país, não importando as condições climáticas, de segurança, se é dia útil, final de semana ou feriado, de dia ou a noite, se é presencialmente, por telefone, por e-mail, por aplicativo de comunicação. Nunca desistem na primeira tentativa, refazem a abordagem e a pesquisa no informante quantas vezes a supervisão orientar, correm atrás dos cidadãos, empresas, instituições públicas, defendem, argumentam, escutam as queixas, as ameaças, ensinam e levam ao IBGE a realidade brasileira que a missão institucional impera. Eles são o chão de fábrica da produção estatística desse país, do órgão de referência de serviços estatísticos que tem uma imagem e moral a zelar não só aqui no Brasil como para todo o mundo globalizado. Valorizar os APMs é valorizar o povo e a história brasileira

6.073 Pessoas