Pelo retorno dos professores de apoio nas escolas de Ervália
Para: Prefeitura Municipal de Ervália, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Câmara Municipal de Ervália
Olá, sou o Vereador Giovane Lelis, estou criando essa petição pública para pressionar a Prefeitura Municipal de Ervália a recontratar os professores de apoio para as escolas do município. A assistência de um professor de apoio é um direito garantido por lei e a Prefeitura precisa cumprir a legislação vigente!
Desde o início do ano letivo as crianças que necessitam do apoio especializado estão sem o serviço. A ausência desses profissionais é devido a uma decisão absurda da atual administração de retirar os professores de apoio e deixar estagiários realizando o serviço, um total desrespeito às famílias com crianças que necessitam desse serviço especializado que é garantido por lei. Sabemos que os estagiários por mais dedicação e boa vontade que possam ter, não possuem conhecimento e experiência suficientes para trabalhar com essas crianças, o que pode prejudicar a sua formação profissional e também o aprendizado dos alunos.
Sabemos que os professores de apoio são profissionais especialistas, estudaram muito e desempenham um papel fundamental na vida dos alunos, pois acompanham de perto e atendem às necessidades de cada aluno de forma individualizada. É com esse professor, que as crianças poderão desenvolver as suas habilidades em sala de aula e de fato paticiparem de uma educação inclusiva e de qualidade.
Ressalto aqui, que os programas de estágio são importantes, porém jamais um estagiário deverá substituir um profissional da área, pois além de prejudicar a sua formação, estará apenas servindo de mão de obra barata e precarizando o serviço que deveria ser especializado.
Enquanto vereador, estarei tomando as medidas cabíveis quanto a essa situação absurda do Executivo Municipal, mas para que nós de fato possamos ajudar essas famílias, precisamos do apoio de toda a população de Ervália nesse momento.
Peço que assinem essa petição como forma de apoio as crianças com deficiência e também aos professores de apoio do nosso muncípio. Vamos juntos lutar por uma educação inclusiva e de qualidade para as nossas crianças.