O rapadão é nosso! Contra o fechamento do rapadão

Para: Prefeitura do Município de Jundiaí

Rapadão é nosso!

A favor da cultura do futebol na periferia e contra a readequação do espaço do Rapadão do Jardim Tamoio.

Toda periferia no Brasil tem seu campo de futebol, independente da estrutura, o campo de futebol tem um papel social fundamental na vida das pessoas. É dentro e em volta do campo de futebol de uma periferia, que sua população tem momentos de alegria, amizade e onde os problemas do dia-a-dia da vida dura são esquecidos. É através do campo de futebol que a periferia se faz periferia, se supera e reorganiza a vida.
No Jardim Tamoio, em Jundiaí, não é diferente. Há mais de 30 anos um antigo espaço de terreno baldio se transformou no nosso Rapadão, o campo de futebol da nossa comunidade. Durante tantos anos o espaço guarda muitas histórias de superação, revela talentos e mobiliza a comunidade durante toda a semana e nos consagrados domingos.
No rapadão, a ausência do poder público, deu lugar a escolinha de futebol de quem sonha um dia talvez uma vida melhor. Espaço de jogos e campeonatos infantis e adultos que mobilizam toda a favela, gerando renda, lazer e união.
Recentemente, uma triste notícia assombra os moradores do Jardim Tamoio, setores da Prefeitura de Jundiaí, estariam visitando e analisando o terreno do Rapadão para fechamento e construção no local. Sabemos que é muito importante equipamentos da prefeitura para auxílio da população, mas também entendemos que outros locais podem ser mais apropriados, sem precisar invadir e fechar a principal área de lazer da comunidade.

Portanto, solicitamos à Prefeitura de Jundiaí, que não invada o Rapadão, e , que, ao contrário, disponibilize um projeto de melhorias, para que o espaço se torne um centro de esportes oficial da população.

Fechar o rapadão é errado, somos contra!

Assinam este documento, os moradores do Jardim Tamoio e seus parceiros e amigos.