PELA RESTAURAÇÃO DO COLÉGIO AMAZONENSE DOM PEDRO II - ESTADUAL
Para: Governador do Estado do Amazonas / Secretária de Estado da Educação e Desporto do AM
O atual Colégio Amazonense Dom Pedro II, é a mais antiga escola de ensino médio do Amazonas, foi fundado em 14 de março de 1869 pelo Regulamento n. 18, possuiu ao longo de sua existência diversas denominações como Lyceu Provincial, Gymnasio Amazonense Pedro II e Colégio Estadual do Amazonas. Foi o responsável pela formação educacional de diversas gerações e funciona regularmente até a atualidade.
Sua edificação foi inaugurada em 5 de setembro de 1886 e restaurada algumas vezes, sendo tombado pelo Estado do Amazonas como patrimônio histórico conforme o Decreto 11.034/1988, todavia, sua última reforma foi entregue em março de 2009. desde então não houve outra revitalização, padecendo com mato e ervas daninhas na sua fachada, janelas e esquadrias apodrecidas, cupins pelo porão e outras dependências, infiltrações e goteiras, necessidade de reparo nos forros dos banheiros e salas de aula, parte do acervo da biblioteca perdido por conta de goteiras, risco de incêndios e necessidades de reparos na estrutura predial, elétrica e hidráulica na edificação da escola que em 2023 completa seus 154 anos de existência.
Isto posto, e, observando o Requerimento n. 2707/2022 da ALEAM aprovado pela Assembléia Legislativa do Amazonas, de iniciativa do então Dep. Est. Fauto Júnior, vem por este instrumento ABAIXO-ASSINADOS mui respeitosamente REQUERER a imediata RESTAURAÇÃO e REVITALIZAÇÃO da edificação histórica do Colégio Amazonense Dom Pedro II, por alas e dependências e sem prejuízo das atividades letivas e MANUTENÇÃO DE SUA FINALIDADE COMO ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE REFERÊNCIA na Rede Estadual de Ensino.