Em defesa da segurança nas unidades da UEA
Para: à Reitoria da Universidade, Prefeitura de Manaus, Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) e Governo do Estado do Amazonas
Nós, alunos da Universidade do Estado do Amazonas, por meio desse abaixo-assinado nos dirigimos à reitoria da Universidade do Estado do Amazonas, com o pedido de reforço da segurança e do policiamento nos arredores de nossa unidade.
Manifestamos grande preocupação diante da falta de segurança no entorno da unidade, onde as paradas de ônibus ficam desertas. Algumas unidades até possuem segurança armada, mas isso não é suficiente para manter a segurança dos alunos, como ficou claro com o episódio ocorrido na Escola de Direito situada na R. Maj. Gabriel, 767 - Centro, no dia 16/03/2023, em que um criminoso trocou tiros com o segurança da unidade, que ficou gravemente ferido.
Segundo a teoria da “maximização da utilidade” defendida por Gary Becker, um indivíduo diante da oportunidade de cometer um crime é confrontado com a probabilidade de detenção e aprisionamento, por um lado, a chance de obter um retorno financeiro, de outro. Isso quer dizer que para um indivíduo cometer um crime, ele de forma racional tentará prever se o ato criminoso pode resultar num benefício de fato para ele.
Pela nossa constituição de 1988, segurança pública é um direito fundamental. Por isso nós, e falamos todos que assinamos esse abaixo-assinado, que para inibir a atividade criminosa nas redondezas das nossas unidades e manter a nossa integridade física, exigimos uma viatura para cada uma das unidades de ensino da Universidade do Estado do Amazonas entre os horários de 19h às 23 h.