PEDIDO DE ABERTURA PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL JAYME DOS SANTOS NEVES (HEJSN) E CRIAÇÃO DE ALA PSIQUIÁTRICA DE EMERGÊNCIA

Para: EXMO. SR. GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO RENATO CASAGRANDE

Este abaixo-assinado é um pedido da população Serrana, que espera sensibilidade do Governo do Estado para que reabra o pronto-socorro do Hospital Jayme dos Santos Neves, fechado durante a pandemia, para atender casos de Covid, e nunca mais reaberto.

Assine você também. A população que necessita de tratamento de saúde merece respeito, e a sua assinatura é muito importante para que todos possam receber um tratamento digno e eficiente.

O Coletivo Mães Eficientes Somos Nós é formado por Mães/Pais/familiares de Crianças, Adolescentes e Jovens com deficiência. É uma organização coletiva sem vinculação partidária e totalmente autônoma, que se une coletivamente para a luta pela INCLUSÂO REAL JÁ de seus filhos e filhas com deficiência. Este movimento, sem fins lucrativos, é a união de mulheres e mães que defendem que “OS DIFERENTES NOS APROXIMAM, PORQUE TODOS NÓS SOMOS DIFERENTES”.

Atuamos em diversas frentes, como saúde e educação, sempre em defesa de políticas públicas de inclusão plena para nossos filhos/as com deficiência e também os de outras mulheres, pois estamos na mesma causa: SOMOS MÃES.

Considerando que a nossa luta coletiva é pela INCLUSÃO REAL JÁ e o nosso objetivo é da promoção de uma sociedade mais fraterna, igualitária, justa e inclusiva, vimos, desta forma, subscrever este abaixo-assinado como um PEDIDO DE SOCORRO da população da Serra e nós, do Coletivo Mães Eficientes Somos Nós (MESN), com o único objetivo de sensibilizar o Governo do Estado Renato Casagrande para que REABRA O PRONTO-SOCORRO DO HOSPITAL JAYME DOS SANTOS NEVES. A solicitação dessa abertura e de forma urgente se dá pelos seguintes motivos:

O município de Serra tem crescido de forma muito intensa e com uma população que demanda de serviços públicos de saúde e emergencial. Os Prontos Atendimentos do Município não têm dado conta de atender. Desde 2020, quando o pronto-socorro do Hospital Jayme dos Santos Neves foi fechado, o movimento das nossas UPAs na Serra aumentou 60%, segundo dados do DataSUS. Um dos principais fatores para que isso ocorresse foi o fechamento do Pronto Socorro do Hospital.

Este fato reverbera na situação de nós mulheres/mães de filhos/as com deficiência que quando precisamos de um serviço de urgência /emergência temos que enfrentar a grande demora nos serviços de urgência/emergência municipal, tendo muitas vezes que esperar mais de seis horas para o atendimento e considerando que muitas de nos mães de filhos/as com deficiência, somos exclusivamente solos neste processo de cuidados e essa demora, caso precisamos deste serviço de urgência, muitas vezes traz situações muito difíceis, pois no serviço de urgência/emergência não se pode leva-los, a não ser para o atendimento também. Mas quem fica cuidando deles, para nós também sermos cuidadas?

Outra questão é a de que as nossas crianças e adolescentes/adultos com deficiência são sensíveis ao barulho, à aglomeração e essa situação e que tem superlotado a Rede Municipal de Saúde da Serra, tem impactado diretamente nos nossos filhos/as com deficiência. Isso se dá porque, casos que são e poderiam ser levados a um pronto-socorro estadual, acabam congestionando os atendimentos básicos das unidades do município, gerando transtornos, superlotando unidades de saúde/serviços de urgências municipais, que acabam absorvendo uma demanda que é do Estado, ocasionando prejuízos para uma população majoritariamente serrana e composta por mulheres e crianças.

Atualmente, todos os pacientes - sejam os que trocam tiros com a polícia, mulher esfaqueada por companheiro, acidentes na BR - vão todos para as nossas UPAs, onde mães esperam com seus filhos e têm que dar prioridade a esse atendimento de EMERGÊNCIA. As UPAs não foram criadas para emergências, mas sim urgências. Emergência é só em Pronto Socorro, que, aliás, já era anexo ao Hospital Jayme e o fechamento deste tem gerado muitos transtornos não só para a população Serrana mas também as que vivem ao entorno do município e que ao procurar um serviço de emergência não consegue ser atendido , ocasionando sobrecarga no atendimento nos UPAs. Outra situação gravíssima! Precisamos que que o fechamento do pronto socorro do hospital Jaime dos Santos Neves seja reconsiderado e que ele volte para a ativa. O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves - HEJSN é o maior hospital público do Espírito Santo e é referência no serviço prestado pelo SUS, inclusive, já até ganhou prêmio de atendimento no ano anterior- Desta forma, precisamos dessa estrutura do hospital, da qualidade de atendimento etc. Pedimos também que, com a volta do PS do Jayme, também seja aberta uma ala para atender os pacientes em surtos psiquiátricos adulto e infantil, pois todas as vezes que precisamos desses serviços de emergência, temos que nos deslocar para o município de Cariacica (HEAC). Ou, quando é adulto, para Vila Velha(HIMABA). Em caso de atendimento para crianças, esse deslocamento tem causado demasiado transtornos para essas pessoas. E muitas vezes as ambulâncias (SAMU) não estão preparadas. Isso demanda serviços e a ação da Policia Militar, que também não é preparada para esta questão. A presença da PM em comunidades violentas também gera transtornos para a família que está precisando da remoção, pois essa presença não é aceita dentro dos bairros. o que pode gerar diversas consequências para a família que precisa.
A abertura deste serviço no Pronto Socorro do Jayme Santos Neves facilitaria muito tanto para o deslocamento destas pessoas em situação de sofrimento mental do município, quanto para as suas famílias que com o percurso mais curto conseguiriam agilizar outras formas de remoção sem precisar especificamente do serviço do SAMU(192).
Estas são algumas das situações, entre tantas outras que não foram aqui apresentadas, que fazem com que este Coletivo Mães Eficientes Somos Nós subscreva este abaixo-assinado, pedindo a compreensão, humanidade, celeridade e compromisso do Sr. Governador para com esta pauta em prol da reabertura e com urgência do Pronto Socorro do Hospital Jayme dos Santos Neves e, junto com esta a abertura, a criação de uma ala de atendimento de urgência/emergência para situações de sofrimentos mentais ou transtornos/surtos.
Já nos reunimos com o prefeito Sérgio Vidigal e ele nos assegurou que está adaptando a outra ala do Materno Infantil para retirar nossas crianças das UPAs e Inaugurar o Pronto Atendimento Infantil até o segundo semestre, para favorecer as nossas crianças. Agora senhor Governador, faça a sua parte.
Este abaixo-assinado é um pedido da população Serrana, e deste Coletivo Mães Eficientes Somos Nós e que espera sensibilidade do Governo do Estado Renato Casagrande, para que reabra o pronto-socorro do Hospital Jayme dos Santos Neves, fechado durante a pandemia, para atender casos de Covid19, e nunca mais reaberto.
Assine você também e colabore conosco neste importante pedido me que dará dignidade não só a nossos filhos/as com deficiência, mas também a toda população que necessita deste serviço.

2.366 Pessoas